Aldeia Indígena Tupi-Guarani Pico do Jaraguá São Paulo Capital
O Pico do Jaraguá é a ponta de uma colina bem alta que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá na cidade de São Paulo, localizado na Serra da Cantareira zona oeste da capital.
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altura.
Jaraguá significa “Senhor dos Vales” na língua tupi.
O Pico do Jaraguá foi palco de guerras entre bandeirantes e índios. O local foi muito explorado por possuir grande quantidade de ouro. Após o fim da mineração, com o esgotamento de todos os recursos por volta do século 19, tornou-se “um marco dos viajantes”, pois de qualquer local, o Pico poderia ser visto e, a partir daí, calculava-se a distância que faltava para se chegar à São Paulo.
Nos dias de hoje, apesar de todo o desenvolvimento e crescimento da cidade de São Paulo, cerca de 160 guaranis resistem e ainda vivem ao redor do Pico do Jaraguá numa área que não chega a dois hectares. Eles contam que reivindicam essa terra há 60 anos. Vivem em condições precárias, esquecidos pelos órgãos responsáveis que na verdade deveriam protegê-los. Tentam à sua maneira e esforço manter as tradições indígenas, mesmo tão perto da área urbana. A aldeia mantém a língua e os costumes guaranis e sobrevive do artesanato.
Foto: Bruno Aguilar.
PODE VISITAR A ALDEIA? Sim! A entrada da aldeia fica bem próxima da entrada do Parque do Jaraguá, mas para fazer a visitação, é preciso pedir uma autorização aos líderes da aldeia, que são o Sr.Joel e a D.Maria. Eles ficam ali mesmo na aldeia, é só mandar chamar.
Fui com o grupo de Guias de Turismo do Senac e fomos recebidos com todo carinho e atenção. Tivemos uma aula sobre as diferenças entre índio brasileiro e índio americano, aqueles que aparecem nos filmes de Hollywood e que confundem a nossa cabeça. Aprendemos várias coisas, entre elas que índio brasileiro não dorme em ocas, não sentam no chão de pernas cruzadas (se apoiam nos calcanhares de cócoras), e que índio brasileiro não tem “tribos” e sim “etnias ou povos”. Foi um grande aprendizado!
No dia da visita, nós levamos alimentos não perecíveis para doar p a aldeia, e sugiro que você faça o mesmo se puder ir um dia. Lá eles precisam muito de ajuda.
O Pico do Jaraguá
O Parque Estadual do Jaraguá fica na cidade de São Paulo, na Serra da Cantareira, zona oeste da capital. A área de preservação foi criada em 1961, em torno do Pico do Jaraguá, o ponto mais alto do município de São Paulo, com 1.135 metros de altura. O parque possui 492 hectares e abriga um dos últimos pedaços de Mata Atlântica que ainda existe na cidade de São Paulo.
Chegar no Pico nos proporciona uma vista incrível da cidade de São Paulo, de um outro ângulo (natureza total!) bem diferente daquela megalópole movimentada e corrida que estamos acostumados.
O parque é agradável, limpo e bem cuidado. A entrada é grátis e possui estacionamento. Tem áreas com churrasqueiras, bancos e mesas de madeira, banheiros e um lago. Infraestrutura propícia para as pessoas passarem um dia inteiro nele.
Para subir até o Pico do Jaraguá, dá pra fazer de carro (tem uma estrada asfaltada que vai até lá) ou a pé através de trilhas pela mata que corta o parque. É muito legal! Mostro tudo no meu Post sobre o Pico do Jaraguá. CLIQUE AQUI PARA VER
Leia também
Reserva Indígena Bertioga Litoral de SP
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.