Antuérpia - Bélgica

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Para quem está à passeio pela Bélgica, vale à pena dar uma esticadinha até Antuérpia. É uma cidade que fica quase na fronteira com a Holanda, é um passeio bem agradável. Dá pra fazer tudo em 1 dia. Muita gente faz bate-volta partindo de Bruxelas. De Antuérpia à Bruxelas são apenas 56 Km, menos de 1 hora de carro. 

  • Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica em número de população. Só fica atrás da capital Bruxelas. 

  • A cidade fica localizada às margens do Rio Escalda e é ligada ao Mar do Norte pelo estuário Westerschelde. O porto de Antuérpia é um dos maiores e mais importantes do mundo. 

  • É considerada a cidade dos diamantes, e nela há milhares de comerciantes, lapidadores e polidores dessa pedra preciosa. 

  • Por causa da proximidade com a Holanda, a língua mais falada em Antuérpia é o holandês. No resto da Bégilca é o francês. 

  • A arquitetura que predomina na cidade é a flamenga renascentista.

 

A Origem do Nome

De acordo com o folclore, a cidade tem o nome de uma lenda que envolve um mítico gigante chamado Antigoon que morava perto do rio que corta a cidade, o Rio Escalda. O gigante cobrava dos moradores um preço alto para atravessarem o rio, e os que não pagavam, tinham uma das mãos cortadas e jogadas no rio. Até que veio um corajoso jovem chamado Brabo que lutou com o gigante, o matou e cortou a mão da criatura, jogando-a no rio. Daí o nome Antwerpen (Handwerpen em holandês)

  • hand = mão 
  • werpen = arremessar

Por isso, tem uma fonte de água em frente ao prédio da prefeitura da cidade, com a estátua de Brabo no topo segurando a mão do gigante cortada. E sai um jato de água da mão hahahaha, gostei!

Outra referência ao nome da cidade é essa escultura de uma mão gigante que fica perto da Grote Markt, na rua Meir nº24.

 

Grote Markt

Na Bélgica, toda praça que se chamar “Grote Markt” significa centro histórico, praça principal e marco zero da cidade. A Grote Markt de Antuérpia era onde funcionava o mercado no século 13. A construção que chama mais atenção é o Prédio da Prefeitura, cheio de bandeiras na sua fachada.

É aqui na Grote Markt que fica a Fonte de Brabo, aquela que falei no início do post.

Ao redor da praça ficam prédios históricos lindíssimos, onde funcionam lojas, bares e restaurantes. 

Saindo da Grote Markt tem muitas ruas simpáticas, cheias de lojas, onde quase não passam carros. Dá pra fazer uma caminhada bem gostosa curtindo o clima da cidade.

 

Catredral de Nossa Senhora

Ao lado da Grote Markt fica outra praça linda também, a Groenplaats, onde fica a Catedral de Antuérpia. Ela começou a ser construída em 1521 e levou 169 anos para ser concluída. Sua torre possui 123 metros de altura e é o edifício gótico mais alto da Bélgica. De quase todos os cantos de Antuérpia dá pra gente avistar a torre da Catedral.

Tem que pagar para entrar na catedral (8 euros), mas além de igreja ela também serve de museu porque tem expostas no seu interior várias pinturas do artista local Rubens e outras obras de arte contemporâneas. 

Na praça em frente à Catedral fica o famoso monumento Nello & Patrasche, que é a estátua de um menino dormindo abraçado com seu cachorro. O interessante da obra é que a calçada serve de cobertor para os dois! O monumento faz referência ao romance A Dog of Flanders, obra de 1872 que se passa em Antuérpia. Flanders é o nome dessa região da Bélgica. Na história, o menino Nello é um pobre garoto órfão que se torna amigo de Patrasche, o cão. No romance eles viviam no entorno da catedral.

 

Castelo Het Steen

Na lenda da cidade, esse foi o castelo tomado pelo gigante Antigoon. Em frente a ele tem uma estátua do gigante ameaçando dois moradores. 

O Het Steen é uma pequena fortaleza medieval cujo nome significa “A Pedra”. Fica às margens do Rio Escalda. Foi uma das primeiras construções da cidade, feita para proteger Antuérpia das invasões Vikings. 

Até o século 19 o castelo foi usado como prisão. Lá dentro não tem muita coisa para ver, mas tem uma cafeteria muito boa. Vale à pena entrar. É Grátis!

Como o castelo fica às margens do rio, dá pra caminhar pela rua Jordaenskaai até o Museu MAS. Antuérpia é uma cidade portuária, então ao longo do rio Escalda a gente vê vários navios ancorados.

 

MAS Museum

O MAS (Museum aan de Stroom) é o maior museu de Antuérpia. Foi inaugurado em 2011. O foco das exposições é mostrar a história da cidade. Fica num prédio de arquitetura bem moderna e no topo dele a gente tem uma linda vista do rio e arredores.

A entrada custa 5 euros. Tem que comprar ingresso antecipadamente online para marcar horário. O link para comprar é esse →Clique AQUI

Consulte horários de funcionamento e outras informações no Site oficial do museu →https://www.mas.be/nl/content/welkom 

 

Leia também:

Bruxelas e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Bélgica

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.