Rota do Vinho São Roque SP

Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese

English French German Spain Italian Dutch

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

A Rota do Vinho fica na região de São Roque, cidade pertinho de São Paulo capital, à apenas 50 Km de distância. 

A Estrada do Vinho é curta, tem cerca de 10 Km de extensão. Mas ao longo dela, há várias vinícolas lindíssimas, com ótima estrutura turística, que devem ser visitadas. 

A Estrada do Vinho é estreita, bem conservada e com lindas paisagens. MAS ATENÇÃO: se for beber, não dirija! Leve alguém para dirigir para você. 

O Roteiro do Vinho é uma oportunidade de vivenciar a história da tradição dos italianos e portugueses que ocuparam essa região no século 17. Há muitas vinícolas, adegas, restaurantes, hotéis, pousadas, centros de lazer e entreterimento, tudo em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.

Sugiro escolher uma vinícola das extremidades e vir percorrendo a rota passando por todas as atrações. Eu comecei pela Vinícola Palmeiras e terminei na Vinícola Bella Aurora. Levei 1 dia inteiro fazendo esse percurso com calma, parando para almoçar, visitando as adegas e lojas de cada vinhedo, tomei uma taça de vinho em uma delas e tomamos café nas deliciosas cafeterias.

 

Quando Ir

A Rota do Vinho de São Roque é um passeio bom para se fazer em qualquer época do ano: 

  • No outono, as cores das folhas das árvores fazem o espetáculo.
  • Durante o inverno é a oportunidade para curtir o friozinho degustando os vinhos da região e provando a culinária típica local.

  Dança italiana no Restaurante Tia Lina.

 

  • No verão, entre janeiro e fevereiro, é a época da colheita da uva.

  • A primavera é o momento ideal para contemplar a beleza da flor da alcachofra, período que antecede sua colheita.

Além das vinícolas, a região também se destaca pela produção de Alcachofra, trazidas pelos imigrantes europeus que encontraram em São Roque um clima ideal para desenvolver as culturas. Os restaurantes da Rota do Vinho sempre têm no cardápio pratos preparados com Alcachofra.

  Plantação de Alcachofra com os vinhedos lá trás (Vinícola XV de Novembro).

 

Quanto Tempo Ficar

Se você quiser aproveitar a fundo o que cada vinícola oferece, sugiro se hospedar em um hotel na região e contratar uma agência de turismo para te guiar e transportar, principalmente porque com tanto vinho para provar, você não vai poder dirigir. Nesse caso, o ideal é ficar 3 dias por lá.

Mas também dá para fazer bate-volta de 1 dia, saindo de São Paulo capital. Nós por exemplo fomos para almoçar, passamos pelas principais vinícolas para visitar e ao longo do trajeto, fomos comprando garrafas de vinho para trazer para casa.

 

O Que Fazer por Lá

A região possui muitas vinícolas lindas e enormes que devem ser visitadas. Nós começamos em uma e fomos parando nas várias que encontramos pelo caminho. Em um lugar visitamos, no outro almoçamos, na outra vinícola paramos para comprar vinhos, na seguinte tomamos café... e assim fizemos um passeio bem agradável ao longo do dia.

Ao longo da Rota, encontramos ótimos restaurantes, principalmente italianos e portugueses. Nós almoçamos no Restaurante Tia Lina, muito bom! Tem muitos pratos com alcachofra e durante o almoço teve apresentações de dança típica italiana.

Também paramos na Vila Don Patto, onde há um restaurante português ótimo. Lá degustamos pastéis de nata no lanche da tarde.

  • Por causa do número de turistas, todas as vinícolas possuem estacionamentos enormes com muitas vagas. Estacionar por lá não é um problema.

  • Preste atenção no horário de funcionamento! Quase tudo fecha às 18h! Se programe para chegar no fim da Rota com os estabelecimentos ainda abertos.

  • As vinícolas oferecem muitas atrações principalmente para crianças, como arvorismo, passeios a cavalo, pesqueiros, lagos com pedalinhos e muito mais. 

  Restaurante Tia Lina.

  Vinícola Bella Aurora.

 

As Principais Vinícolas

Vinícola Góes

Cada vinícola preparou seu entorno de uma forma específica e característica. São áreas maravilhosas e muito bem cuidadas, com espaços ao ar livre, com lindos jardins e lagos, cafeterias e música ao vivo de qualidade, o que torna o ambiente bastante agradável.

  Vinícola Góes.

Cada vinícola oferece degustação de seus melhores vinhos. Tem que agendar com antecedência no site. Cada vinícola tem também uma bela loja que vende seus produtos típicos.

  Vinícola Góes, com a sua Sauv Bike, que vende vinhos frisantes na latinha geladinhos! A dose é servida em uma tacinha de acrílico descartável.

 

Vinícola Canguera

A Vinícola Canguera é parada obrigatória. Tem vinhedos para visitar, um ótimo restaurante, um lindo jardim com lago e um redário! Sim, a gente pode descansar nas redes.

  Vinícola Canguera.

 

Vinícola XV de Novembro

A Vinícola XV de Novembro me surpreendeu demais. Ela é linda, enorme, tem um mirante muito bonito que fica de frente às parreiras e às plantações de alcachofra. 

  Vinícola XV de Novembro.

 

Vila Don Patto

A Vila Don Patto na verdade não é uma vinícola, e sim um complexo! É enorme, com restaurante ótimos de culinária portuguesa, sorveterias, cafeterias, lojinhas de artesanato e muita diversão para as crianças.

Dentro do complexo da Vila Don Patto fica o Restaurante La Pasta. Ele tem um paisagismo maravilhoso, com palmeiras e lago com carpas. 

O Restaurante La Pasta tem um mini-vinhedo coberto, onde são vendidos e servidos os vinhos. Eles montaram um ambiente bem legal debaixo das parreiras, com bancos e mesas para os clientes curtirem o momento.

 

Vinícola Bella Aurora

Fomos muito felizes em escolher a Vinícola Bella Aurora para visitar por último, porque assistir ao pôr-do-sol de lá foi lindo. A vinícola tem um mirante muito agradável onde servem café, vinhos e queijos. A vista do vale é maravilhosa e passar o fim do dia andando por entre as parreiras foi bem especial.

Daqui, voltamos para São Paulo. Como é bem pertinho, as vinícolas que não visitamos hoje podemos voltar um outro dia para conhecê-las. Essa Rota do Vinho é um ótimo passeio para quem está em SP e quer fazer alguma coisa diferente. Eu super recomendo. Eu adorei.

 

Leia também:

São Paulo capital e seus Pontos Turísticos

O que conhecer em São Paulo Estado

Passeios próximos de São Paulo Capital

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.