O Lavandário de Cunha

 

Informações sobre o Lavandário de Cunha: R$10 por pessoa. Com o ticket, você ganha 10% de desconto sobre tudo que consumir na lojinha. Crianças até 12 anos não pagam ingresso. De sexta à domingo e feriados, à partir das 10h da manhã. O horário para visitas termina ao pôr-do-sol. A cafeteria e a lojinha também fecham nesse horário. Endereço: Estrada de Cunha-Paraty SP 171 - Km 54,7 Cunha-SP. Fica à 8 Km do centro de Cunha, do lado esquerdo da estrada sentido Paraty.

Para você que ainda não teve a chance de conhecer as plantações de lavandas na Provence (França), saiba que aqui no Brasil também existe um lavandário. Ele fica na cidade de Cunha, interior do estado de São Paulo. É um atrativo turístico bem peculiar, pois graças a seu clima e solo montanhoso, desenvolveu-se lindos campos de lavanda! Quem poderia imaginar um cenário desses tão perto de São Paulo?

Cunha é uma charmosa cidade à 230 quilômetros de São Paulo capital, situada no meio da Serra do Mar à caminho de Paraty. O Lavandário fica numa fazenda onde os proprietários a abriram para visitação. Lá eles plantam a lavanda, destilam óleos essenciais, desenvolvem produtos artesanais e vendem na lojinha do próprio lavandário.

O Lavandário fica a 1.200 metros de altitude, entre Cunha e Paraty e tem uma vista maravilhosa das serras. De lá é possível admirar as montanhas amplamente, e ainda por cima sentir o cheirinho das lavandas no ar!

O Lavandário de Cunha tem flores o ano todo! A promessa deles é que o visitante sempre vai encontrar uma área florida, porque eles adotam a poda rotativa. Há sempre plantas podadas, plantas começando a florir e plantas em fase de poda, além das novas mudas recém plantadas que estão em fase de desenvolvimento.

É tudo planejado e bem organizado. A plantação é linda e perfumada. O lavandário de Cunha é para pessoas que curtem flores e têm a curiosidade de ver de perto as lavandas ainda no pé. Quem for com essa expectativa, vai amar o passeio, principalmente quando o campo estiver florido.

A casa onde fica a lojinha e a lanchonete é em estilo provençal e super aconchegante, com suas janelas de madeira pintadas de lilás. É um delicioso lugar para sentar, tomar um Chá de Lavanda (quente ou gelado) e curtir a paisagem. O local tem vista panorâmica. É como se fosse uma grande varanda.

No meio da plantação, tem um deck bem bonitinho, tipo um mirante, pra gente contemplar a paisagem lá de cima, e tirar belas fotos.

A lojinha é um charme. Nela são vendidos cosméticos e outros produtos interessantes, elaborados com o extrato da lavanda. Os preços são um pouco altos porque são produtos  desenvolvidos artesanalmente, com os óleos essenciais extraídos dalí mesmo, com garantia de origem e qualidade, e em pequena escala.

O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e indicado como calmante, relaxante e para alívio de dores. Seu aroma ajuda a combater a insônia, o estresse e a depressão. Em aromaterapia é conhecido como restaurador do equilíbrio mental e das emoções.

Na cafeteria, pode-se degustar produtos à base de lavanda, como bolos, biscoitos, mel de lavanda, chás e sorvete. Sim, sorvete de lavanda!!! Recomendo que provem o sorvete de lavanda. É bem diferente. Ele foi feito para pessoas que se dispõe a experimentar novas sensações. Os que não gostaram, disseram que tem gosto de sabonete kkkkkk. Mas eu provei e posso dizer que não é ruim, é apenas diferente.

Não aconselho visitar o lavandário em dias nublados e chuvosos, pois a maior atração é o pôr do Sol, por volta das 17 hrs. É maravilhoso ver o sol sumir atrás das montanhas!

Na hora de ir embora, leve uma muda de lavanda pra casa! O lavandário vende mudinhas para você levar pra casa.

 

Campos de Lavandas na Provence França

Eu já estive na Provence, sul da França, visitando os famosos Campos de Lavandas de lá. Escrevi um post incrível sobre essa viagem. Para ler clique AQUI

 

Estrada Paraty-Cunha

O Lavandário de Cunha fica na estrada Paraty-Cunha. Essa estrada é maravilhosa. É a rodovia SP 171. São cerca de 40 quilômetros (1 hora de carro) que sai de Cunha (interior de São Paulo), passando pela Estrada Real e pelo interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Prepare-se para admirar uma das vistas mais belas da sua vida! É uma região de muitas montanhas, cheia de mirantes de observação, maravilhosa mesmo! Essa estrada vai até Paraty

Tem um trecho da estrada que não é asfaltada, e sim pavimentada de paralelepípedos. Uma graça! E ao longo dela há uns marcos vermelhos indicando que estamos na Estrada Real.

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

Na altura do Km 66 da estrada, fica o acesso para a Pedra da Macela. A gente estaciona o carro e caminha por 2 Km por um caminho íngreme e asfaltado até chegar no mirante que fica à 1.840 m de altitude, no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Esse mirante nos proporciona uma vista panorâmica de Paraty, da baía de Ilha Grande e de Angra dos Reis. A entrada é gratuita. Fica numa propriedade particular, mas pode entrar sem problema.

    Foto Tripadvisor**

 

Paraty

Paraty é uma linda cidade histórica do período colonial. Fica a 40 Km de Cunha, já no estado do Rio de Janeiro. Muita gente que visita essa região das montanhas se hospedada em Paraty ou faz um passeio até lá, bate-volta de 1 dia. Vale super a pena. Paraty fica no litoral. Tem muitas praias para conhecer e vários passeios de barco para fazer. Saiba tudo sobre Paraty →CLIQUE AQUI

 

Leia também:

Passeios pelo Estado de SP que valem a pena conhecer

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.