Trilha do Rio do Boi - Santa Catarina Brasil

IMPORTANTE SABER: Trilha de nível DIFÍCIL! Dura aproximadamente 9 horas (ida e a volta). A trilha é puxadíssima, pesada, difícil mesmo. O trajeto tem cerca de 14 Km. O meu dia durou de 9 às 18h. É obrigatório o acompanhamento de um guia local especializado. Valor: 130 reais por pessoa. TEM QUE AGENDAR COM ANTECEDÊNCIA.

**Esse post faz parte da minha viagem pelos Canyons do Sul do Brasil e pelas Serras de Santa Catarina. Para ver o resumo da viagem completa CLIQUE AQUI

Os Canyons do Sul é uma região que fica no estado de Santa Catarina na divisa com o Rio Grande do Sul. É considerado o maior complexo de cânions da América do Sul.

É uma região com vários parques de Mata Atlântica conservada, com paredões altíssimos de rocha e fendas formando penhascos com vistas sensacionais de cachoeiras e trilhas. As estradas que cortam a região são sinuosas e muito peculiares, tornando a paisagem ainda mais bonita.

A Trilha do Rio do Boi é a trilha mais famosa da região. Ela atrai vários turistas para Praia Grande (a cidade base dessas aventuras). Um lugar de uma beleza fantástica, com muitas piscinas naturais, cachoeiras e belas vistas dos paredões de rocha, um dos maiores e mais abruptos canyons do Brasil.

A Origem do Nome

A origem do nome do Rio do Boi vem no tempo das tropas que desciam os Aparados em carreiro sinuoso, tendo o rio abaixo da montanha. Aos pés da serra, cruzavam vários rios, sendo que um chamava mais atenção pela quantidade de ossos de gado encontrados.

Nos campos acima do canyon existia uma fazenda que ali criava gado e perdeu muitas cabeças com os animais que se arriscavam nos campos que beiravam os penhascos e por vim terminavam no fundo do Itaimbézinho, aí vem o nome, Rio do Boi.

Importante Saber antes de Ir

• É um roteiro indicado para pessoas que gostam de longas caminhadas. O nível é DIFÍCIL!!!!

• Como é uma trilha longa e de nível bem difícil (dura o dia inteiro!), aconselho tomar um belo café da manhã na pousada antes de sair. Leve um bom lanche para se alimentar durante o dia e leve também bastante água.

• É obrigatório o acompanhamento de um guia local especializado. Cada guia pode ter um grupo de no máximo 7 pessoas. Valor: 130 reais por pessoa.

• TEM QUE AGENDAR ANTES! É uma trilha que requer programação antecipada. Não é só chegar e fazer não. Tem que agendar antes porque o número de participantes por dia é limitado. No nosso caso, nossas reservas foram feitas através da agência @canyons_eco_xtreme e nosso guia foi o @guia_jacson_inacio. Mas há na cidade outras agências e outros guias que fazem a Trilha do Rio do Boi.

Jacson nosso guia.

• ASSUMIR OS RISCOS: A trilha começa no centro de visitantes de Praia Grande, onde nos encontramos com o guia. Lá, nós tivemos que preencher e assinar uns documentos de responsabilidade, onde assumimos os riscos da trilha.

Como é a Trilha

Partindo do Centro de Visitantes, todos os grupos e seus respectivos guias partem juntos em seus carros até a entrada do parque, que fica à 12 Km do centro de Praia Grande seguindo por uma estrada de terra.

• O uso de caneleira é obrigatório: As chances de encontrar cobras pela região são grandes (eu não vi quando fui, ainda bem!). Então o pessoal do parque oferece aos usuários uma caneleira dura que vai do calcanhar ao joelho, para evitar picada de cobras. A caneleira acaba servindo também para proteger as pernas de arranhões da vegetação e das pedras (que são cortantes! Daí o nome do canyon. Itaimbezinho significa "Pedra Cortante").

• O percurso se estende por um trecho de mata fechada e depois pela margem de um rio de pedras. Dura aproximadamente 9 horas (ida e a volta). A trilha é puxadíssima, pesada, difícil mesmo. O trajeto tem cerca de 14 Km. O meu dia durou de 9 às 18h.

• Use calçados apropriados e confortáveis. Acredite em mim, você vai andar PRA CARAMBA!

• O início do trajeto tem muita inclinação, com trechos de subidas e descidas bastante acentuadas em mata bem fechada. Em algumas partes, precisamos de ajuda de corda para segurar e nos apoiar.

• No percurso inteiro da trilha não pega sinal de celular nem GPS. Então não se afaste do guia nem saia da trilha sem avisar.

• Ao chegar no leito do rio, temos que caminhar sobre as pedras o tempo todo, o que é bastante desgastante. As pedras são grandes e escorregadias. Requer um grande esforço pra gente se equilibrar sobre elas.

Aliás, aqui surgiu a origem do nome da cidade, Praia Grande, que de mar não tem nada, porém a praia é de rio! Esses amontoados de pedra que formam uma margem, eles chamam de prainha. E aqui a margem é grande, então: Praia Grande!

• Use roupas e calçados que possam molhar. Até para nadar nas cachoeiras, as pessoas entram de roupa e tudo!

• A gente atravessa o rio umas 40 vezes! 20 na ida e 20 na volta. O guia disse que algumas margens do rio correm o risco de pedras caírem lá de cima dos penhascos, então por segurança a gente tem que atravessar para o outro lado.

• Fazemos isso várias vezes ao longo do percurso. A força da água é forte, então temos que atravessar de lado, de mãos dadas em fila com todos do grupo juntos. A água bate até o meio das coxas. A gente se molha bastante! A mochila nas costas não chega a molhar (só se você cair).

Nessa altura do campeonato, uma paradinha pra descanso foi bem-vinda. Pegamos uma sombra de árvores com vista pra uma cachoeira lindinha e comemos um lanchinho.

Apesar dos obstáculos e de toda a dificuldade, à medida que a gente avança na trilha, o canyon vai tomando forma e ficando mais bonito.

Como recompensa de todo o esforço, no final da trilha podemos visualizar os paredões do Canyon Itaimbezinho, uma das paisagens mais fantásticas que já vi na vida. Eles chamam de "Janelão".

Confesso que logo no início pensamos em desistir. Mas seguimos em frente e no final, sentimos vitoriosos por termos conseguido completar a jornada. A trilha é muito difícil, mas apesar do cansaço e das dores no corpo que ficaram depois, foi muito gratificante vivenciar essa experiência.

Minha filha morta de cansada, rs.

ATENÇÃO: Existe uma trilha parecida com essa, só que mais curta e bem mais leve. Ela se chama Trilha Malacara. Muita gente faz a Trilha Malacara por ser mais simples e por levar menos tempo. Nós optamos por fazer a Trilha do Rio do Boi e por isso não fizemos a Malacara. Mas muita gente faz e ouvi dizer que ela é bem legal também.

A Trilha do Rio do Boi é a mais famosa da região, mas se você não conseguir fazê-la por algum motivo, pode tirar uma foto na frente desse painel lindo e gigante que fica no Centro de Visitantes de Praia Grande.

Outros Passeios e Trilhas Imperdíveis da Região

Canyon Itaimbezinho

Esse passeio dá pra fazer na metade de um dia. Voamos de balão pela manhã e à tarde visitamos o Itaimbezinho.

Esse cânion fica em Cambará do Sul (RS) no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. O lance do Canyon Itaimbezinho é legal porque como ele fica exatamente na divisa dos estados, a parte de cima pertence ao Rio Grande do Sul e a parte de baixo pertence à Santa Catarina.

Para ler tudo sobre o Canyon Itaimbezinho e suas trilhas CLIQUE AQUI

Canyon Fortaleza

O Canyon Fortaleza pertence ao Rio Grande do Sul. Fica na divisa com Santa Catarina, no Parque Nacional da Serra Geral.

O Fortaleza é um dos principais Canyons da região, com quase 10 Km de extensão e 1,5 Km de profundidade. Os penhascos são gigantes. A paisagem é incrível.

Para ler tudo sobre o Canyon Fortaleza e suas trilhas CLIQUE AQUI

Voo de Balão

Não é a toa que a cidade de Praia Grande é considerada a "Capadócia Brasileira". A cidade é comparada à região da Turquia onde o céu fica cheio de balões no nascer do dia.

Os voos só acontecem bem cedo pela manhã, durante o nascer do sol. Isso é porque o vento nessa hora é o mais favorável para um voo com segurança, ou seja, vento bem fraco. E nesse horário as chances do céu estar limpo sem nuvens é maior.

Para ver tudo sobre os Voos de Balão nos Canyons do Sul do Brasil CLIQUE AQUI

Leia também:

Passeio pelas Serras Catarinenses: Urubici, Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro, Morro do Campestre, Pedra Furada, Mirante do Piso de Vidro e Cachoeira Véu da Noiva

Meus Lugares em Santa Catarina

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.