Ghent Bélgica

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Ghent é uma cidade bem próxima à Bruxelas, à apenas 60 Km. Fica no meio do caminho para quem vai para Bruges, então a gente acaba fazendo uma parada em Ghent para visitar a cidade. A cidade é bem pequena, dá pra conhecer em 1 dia. É um ótimo passeio bate-volta saindo de Bruxelas. Nós estávamos de carro, mas dá para ir de trem facilmente, ou excursões vendidas em Bruxelas. 

Ghent é uma cidade portuária cortada pelo Rio Lys. Durante a Idade Média, foi muito importante comercialmente. Hoje em dia é uma cidade universitária e cheia de vida cultural por causa da grande quantidade de jovens que vivem ali.

Começamos nosso passeio pela Catedral de St. Nicolas, que fica bem no centro histórico. O centro de Ghent é famoso pela arquitetuta medieval do século 11.

A Catedral de St. Nicolas é gótica e está muito bem conservada. Por dentro é bastante iluminada por causa dos imensos vitrais e é toda enfeitada por esculturas bem bonitas. Um dos tesouros da igreja é o órgão produzido pelo famoso organista francês Aristide Cavaillé-Coll. Esse é um dos órgãos românticos mais importantes da Bélgica. 

Ao lado da Catedral de St. Nicolas fica a Torre do Sino, chamada de Belfort. É um campanário, ou seja, uma torre de observação. Pode subir até o topo para ver a cidade do alto. Se você se animar a subir os intermináveis degraus da escada de pedra em forma de caracol, terá uma grande recompensa porque a vista lá de cima é linda. (Dizem... porque eu não subi)

Na frente à Torre do Sino fica o Stadshal (City Pavilion). É uma construção bem interessante e bonita, tipo um pavilhão com teto de madeira. Funciona como um espaço para a Prefeitura.

Aqui também tem uma pracinha, na verdade um pequeno parque municipal bem bonitinho e agradável que se chama Emilie Braunplein. Fica muita gente sentada na grama, descansando pegando um solzinho. Ao redor tem cafeterias, restaurante e lojinhas.

Exploramos toda a região ao redor da Catedral St. Nicolas. São ruas muito bonitinhas e agradáveis para passear. As ruas são movimentadas, cheias de comércio e ainda tem o charme de passar o metrô de superfície no meio. Os trilhos ficam ali bem nos nossos pés.

  Praça Korenmartk.

 

  Shopping Post Plaza.

 

Às margens do Rio Lys tem duas regiões bem típicas e charmosas: Graslei e Korenlei. São cheias de casinhas coloridas (as Guildas) que eram associações de artesãos no passado e que hoje viraram comércio. Nos canais há passeios de barco, os turistas adoram. Nós não quisemos andar de barco, mas caminhamos pelas margens entre as pontes Saint Michiel e Grasbrug. Eu recomendo demais!

E por último, tem o Castelo de Gravensteenum castelo do século 12 bem bonito. Do alto de suas muralhas tem-se uma bela vista da cidade de Ghent. As visitas guiadas duram 40 minutos, mas tem que agendar antes pela internet. O site é esse →https://historischehuizen.stad.gent/nl/gravensteen  Preço: 7 euros.

 

Leia também:

Bruxelas e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Bélgica

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.