Malmö Suécia
Malmö é uma cidade da Suécia que fica no Mar Báltico. Depois de Estocolmo e Gotemburgo, Malmö é a 3ª maior cidade do país.
Malmö se tornou um destino fácil de visitar após a construção da Ponte Øresund que liga a cidade à Copenhagen. São apenas 40 minutos de carro ou 1 hora de trem ou ônibus.
A Suécia faz parte da Escandinávia e dos Países Nórdicos.
-
Escandinávia é uma denominação geopolítica que engloba Noruega, Suécia e Dinamarca. A palavra Escandinávia tem sua origem no Império Romano, quando os romanos acreditavam que as terras situadas ao norte da então Germânia eram uma ilha só, chamada Scania. Na verdade, tratava-se da ponta da Suécia.
-
Países Nórdicos é a denominação do bloco que compartilha tradições, história e fronteiras geográficas. Fazem parte: Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e regiões autônomas dinamarquesas como Groenlândia e as Ilhas Faroé, e a finlandesa ilhas Åland.
Características comuns entre os Países Nórdicos:
-
Possuem os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH).
-
São países com a menor desigualdade entre gênero. São os mais igualitários do mundo.
-
A religião que predomina é a protestante luterana.
-
Todas as bandeiras nacionais possuem uma cruz representando o cristianismo.
Ponte Øresund
A ponte Øresund liga Copenhagen (na Dinamarca) à Malmö (na Suécia).
É uma imensa ponte sobre o mar, que se conecta a uma ilha artificial para então se transformar em um túnel debaixo d’água.
Ao todo, a ponte tem 16 km de comprimento. São 12 Km de parte externa e 4 Km de túnel submerso.
Em 1991, depois de décadas de debates, os governos dinamarquês e sueco assinaram um acordo para construir a ponte juntos. Ela demorou 5 anos para ser construída e foi inaugurada no ano 2000.
É uma ponte para veículos e trens. A parte de cima é uma rodovia com 6 pistas destinada ao tráfego de carros, ônibus e motos. A parte de baixo tem 2 linhas de trem.
É a maior ponte rodoferroviária da Europa.
O ponto escolhido para a construção foi entre Copenhagen e Malmö por serem as duas maiores cidades na região, e uma ponte perto do aeroporto de Copenhagen beneficiaria muito os viajantes.
A ponte não poderia ser tão alta (a ponto de prejudicar o tráfego de aviões), nem tão baixa (a ponto de atrapalhar o trânsito de navios). Daí a ideia de construir uma parte suspensa e outra em forma de túnel debaixo d'água.
Em 2003, a ponte Oresund recebeu o Prêmio IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering) pela sua construção inovadora, design e conformidade com rígidos requisitos ambientais.
Igreja de São Pedro (Sankt Petri Kyrka)
É a construção mais antiga da cidade, datada do século 14. Por fora é de tijolos vermelhos. Sua torre tem 105 metros de altura. Seu interior é simples, mas possui autêntico estilo renascentista com muitas pinturas.
Centro Histórico (Gamla Stade)
O centro histórico de Malmö é um lugar bem charmoso, cheio de lojas, restaurantes e cafés. É um lugar bem típico, frequentado por moradores locais e turistas.
As duas praças principais são: a Stortorget (praça grande) e a Lilla Torg (praça pequena). Elas ficam a apenas 170m de distância uma da outra.
Na Stortorget fica a estátua do Rei Charles X (rei sueco entre 1954 e 1960), uma fonte esculpida em bronze e vários prédios antigos do século 16. A praça é ampla e no verão fica toda decorada com vasos de flores. Na praça fica a Prefeitura de Malmö e a Lejonet, a farmácia mais antiga da Suécia.
A Lilla Torg é uma praça menor e mais aconchegante. Ao redor, há prédios datados entre 1600 e 1800 e alguns restaurantes, bares e cafés.
Gamla Vaster
É parte do centro histórico e fica entre a praça Lilla Torg e Kungsparken (o parque da cidade). A rua Jakob Nilsgatan é uma das mais bonitas, com pedras largas, casas de teto baixinho e um visual que imita uma cidade cenográfica. As pequenas casas servem de residências, galerias de arte, escritórios, pequenos hotéis e cafés.
Malmöhus Slott (Castelo de Malmö)
Preço: 20 k suecas = 20 reais.
O Castelo de Malmö foi construído entre 1537 e 1542 sobre as ruínas de um antigo forte e é o mais antigo castelo renascentista preservado na Escandinávia. Sua estrutura foi destruída e restaurada várias vezes com o passar dos anos devido aos períodos de guerra entre dinamarqueses e suecos.
No castelo funcionam:
- Museu da Cidade
- Museu de História Nacional
- Museu de Arte
- Aquário
O castelo mais parece uma fortaleza. Fica dentro de um parque muito gostoso. Mesmo que você não entre no museu, o castelo por fora já é bem legal.
Kungsparken & Slottsträdgården
Slottsträdgården é o jardim do Castelo. Kungsparken é o parque. Tudo no mesmo lugar. É uma área de 8,4 hectares e foi inaugurado em 1872.
O jardim do castelo é considerado um parque de Malmö. Nele fica um enorme moinho holandês, o Slottsmöllan.
Atravesse o parque à pé até chegar na Stadsbibliotek. É a biblioteca pública da cidade, inaugurada em 1946. Tem uma arquitetura muito bonita. 850 metros (10 minutos de caminhada).
Moderna Museet Malmö
Grátis.
Museu de Arte Moderna e Contemporânea. Este museu possui várias exposições que competem com outros grandes museus dessa categoria pela Europa. É uma filial do Museu de Arte Moderna de Estocolmo.
Foi inaugurado em 2009.
O prédio, antigamente usado como uma usina elétrica que abastecia a região, recebeu um anexo moderno de coloração vermelho-alaranjado.
As exposições têm rotatividade de acordo com a época do ano e se distribuem em mais de 800 m de museu. É pequeno e de visitação rápida.
Malmö Live Concert
Centro de eventos inaugurado em agosto de 2015. É um complexo com sala de concertos, instalações para conferências, escritórios e hotel. O Malmö Live Concert Hall é a casa da Orquestra Sinfônica de Malmö.
Västra Hamnen e o Turning Torso
O bairro de Västra Hamnen fica à 20 minutos de caminhada do centro histórico. É um bairro de alto padrão, o mais exclusivo e caro da cidade. A região é bem interessante, com diversos prédios modernos.
No passado, essa era uma área industrial. Em 1966, a Saab Kockums construiu o maior cais do mundo na região. A Saab Kockums é uma empresa sueca, de construção e reparação de navios de guerra, com sede em Malmö.
O Turning Torso é o prédio mais alto da Escandinávia. É um prédio residencial com 54 andares, 147 apartamentos e 190m de altura (dois terços do tamanho da Torre Eiffel). Ele pode ser visto de qualquer parte da cidade, e até mesmo da Dinamarca.
É o primeiro arranha céu torcido do mundo. O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inaugurado em 2005, com um design elegante e diferenciado, que faz uma torção de 90 graus da base até a cobertura.
Ribersborgs Strand
Se você visitar Malmö no verão, vale à pena fazer uma caminhada do Turning Torso até a praia de Ribersborg.
É uma praia badaladinha de Malmö, com vista linda para o mar e para o bairro Västra Hamnen.
Nessa praia tem um píer de madeira com uma casinha lá na ponta. É a Ribersborgskallbadhus, uma das históricas casas de banho, populares na região desde quando foram construídas, em 1898. Nela funcionam piscinas, sauna e restaurantes.
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.