Ponte Øresund Dinamarca Suécia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

A ponte Øresund é uma bela obra de engenharia e arquitetura que conecta dois países: Copenhagen (na Dinamarca) à Malmö (na Suécia). 

Embora Copenhagen e Malmö serem próximas e estarem ambas localizadas em países nórdicos, são cidades bem diferentes e oferecem atrações distintas para os visitantes. Por isso, vale muito a pena conhecer as duas. É como conhecer dois países totalmente diferentes separados apenas por uma ponte.

A ponte Øresund é uma imensa ponte sobre o mar, que se conecta a uma ilha artificial para então se transformar em um túnel debaixo d’água. Ao todo, a ponte tem 16 km de comprimento. São 12 Km de parte externa e 4 Km de túnel submerso.

Em 1991, depois de décadas de debates, os governos dinamarquês e sueco assinaram um acordo para construir a ponte juntos. Ela demorou 5 anos para ser construída e foi inaugurada no ano 2000. 

É uma ponte para veículos e trens. A parte de cima é uma rodovia com pistas destinada ao tráfego de carros, ônibus e motos. A parte de baixo tem 2 linhas de trem. É a maior ponte rodoferroviária da Europa. 

O ponto escolhido para a construção foi entre Copenhagen e Malmö por serem as duas maiores cidades na região, e uma ponte perto do aeroporto de Copenhagen beneficiaria muito os viajantes. 

A ponte não poderia ser tão alta (a ponto de prejudicar o tráfego de aviões), nem tão baixa (a ponto de atrapalhar o trânsito de navios). Daí a ideia de construir uma parte suspensa e outra em forma de túnel debaixo d'água. 

Em 2003, a ponte Øresund recebeu o Prêmio IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering) pela sua construção inovadora, design e conformidade com rígidos requisitos ambientais.

 Eu bati essa foto do avião.

 

  À noite é bem legal porque a ponte fica iluminada com as cores de cada país.

 

É muito fácil ir de um país ao outro usando a ponte. Nas estações de trem possuem máquinas automáticas onde podemos comprar os tickets na hora. 

Mas optamos ir de ônibus, pela FlixBus. O trajeto leva 1 hora e meia, de estação à estação. Tem uma parada no aeroporto de Copenhagen, tanto na ida quanto na volta, para pegar ou deixar passageiros. Acho que o trem também faz essa parada no aeroporto. A passagem custa cerca de 10€ por pessoa o trecho.

  No túnel.

 

  Exatamente no meio da ponte!

 

  A placa no meio da ponte indica que já estamos na Suécia. Sverige é Suécia escrito em sueco.

 

ATENÇÃO: Seja de carro, trem ou ônibus, leve passaporte porque tem alfândega com checagem no posto de imigração. A polícia entra e confere os passaportes de todos os passageiros.

Passamos o dia em Malmö na Suécia e no final do dia retornamos para Copenhagen na Dinamarca. Na foto abaixo, a ponte vista da Suécia.

  A ponte vista da Suécia.

 

  Na ponte, uma placa nos avisa que já estamos de volta à Dinamarca. Danmark é Dinamarca escrito em dinamarquês.

 

Como atravessar a ponte Øresund

Estando em Copenhagen ou em Malmö, é possível atravessar a ponte de 3 formas:

  • De carro: O percurso leva 30 minutos e tem um pedágio de 50 euros. 

  • De trem: Os trens partem da estação central (de Copenhagen ou de Malmö) a cada 20 minutos. Fazem uma parada no aeroporto de Copenhagen e chegam na estação central (de Malmö ou Copenhagen). O percurso dura 1 hora. O ticket custa 10 euros o trecho. Dá para comprar o ticket na estação mesmo, nas máquinas eletrônicas. 

  • De ônibus: Compre a passagem pelo site FLIXBUS. O ônibus vai de uma estação central à outra (Copenhagen/Malmö). O percurso dura 1 hora e meia. O ticket custa 9,50 euros o trecho. O ônibus é super confortável, de dois andares e com ótima visibilidade. DICA: Por 3 euros à mais, reserve pelo site os assentos superiores (que vão grudados no vidro da frente) para ir curtindo melhor a paisagem.

  • ATENÇÃO: Seja de carro, trem ou ônibus, leve passaporte porque tem posto de imigração.

 

Veja o que fazer em Copenhagen na Dinamarca CLIQUE AQUI

Veja o que visitar em Malmö na Suécia CLIQUE AQUI

 

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.