Bratislava - Eslováquia
A Eslováquia, cujo nome oficial é República Eslovaca, é um país de formação recente. Surgiu de uma separação amigável da Tchecoslováquia em 1993. A capital do país é Bratislava e o idioma oficial é o eslovaco.
A renda percapta da população é alta. A economia apresenta uma das maiores taxas de crescimento da União Européia.
O país aderiu à UE em 2004 e entrou na Zona do Euro em 2009. A Eslováquia também é membro do Espaço Schengen, da OTAN, da Organização das Nações Unidas e da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Sugestão de restaurante: Viecha u Sedliaka
Prato típico: Bryndzové halušky → é como se fosse um nhoque – só que bem menor – servido com molho de queijo de cabra e bacon. É um prato forte da culinária local.
Bate-Volta de 1 dia de Viena à Bratislava
Bratislava é a capital da Eslováquia. Fica a 80 Km de Viena. Dá para conhecer esse outro país fazendo um passeio de 1 dia saindo de Viena.
DE TREM
Muitos trens ligam diariamente as duas cidades, tantos trens da companhia austríaca ÖBB como da companhia eslovaca Slovakrail. A viagem dura cerca de 1 hora. Os trens saindo de Viena partem da Wien Hauptbahnhof e chegam na estação central de Bratislava (Bratislava hlavná stanica). Os tickets podem ser comprados na hora, em máquinas automáticas na própria estação. Custa 16 € por pessoa o trecho. Validar o ticket dentro do trem. A estação de trem de Bratislava fica a 1,2 Km de distância do centro turístico. São 20 minutos de caminhada. Ou você pode pegar um ônibus (transporte público local).
DE BARCO
O barco vai pelo Rio Danúbio. A paisagem durante a viagem é linda. A empresa é a Twin City. O percurso dura 1 hora e 15 minutos. Custa 35 € por pessoa o trecho. O terminal da Twin City fica na Schwedenplatz, às margens do Rio Danúbio. O barco navega a 70 Km/h. Tem deck externo de observação. Pode circular pelo barco durante a viagem. Tem cafeteria à bordo.
Horários de Partida de Viena:
- 8:30h → Chega em Bratislava 9:45h
- 12:30h → Chega em Bratislava 13:45h
Horários de Partida de Bratislava:
- 14:30 → Chega em Viena 15:45h
- 18:30 → Chega em Viena 19:45h
Bratislavcký Hrad (Castelo de Bratislava)
No passado, o castelo foi muito importante na defesa da cidade, pois fica no alto de uma colina. Em 1809 sofreu um terrível incêndio que o deixou em ruínas por meio século, mas hoje já está perfeitamente reformado.
A construção possui 4 torres, sendo a mais antiga do séc 13.
Dentro do castelo funciona o Museu Nacional Eslovaco.
A vista do alto do castelo é incrível. É possível ver toda a cidade, além dos outros dois países vizinhos (Hungria e Áustria). Lá ao longe, onde avistamos usinas eólicas, é a Áustria.
Most SNP (Ponte UFO)
A ponte SNP é a mais famosa de Bratislava. Ela foi construída durante o período da cortina de ferro nos anos 70.
Foi uma das construções mais modernas do mundo na época, uma das primeiras a usar a tecnologia de “ponte estaiada”, sustentada por cabos de aço.
A ponte recebeu o apelido de Ponte UFO por causa do restaurante/observatório que tem no topo, que parece um disco voador. Dá para subir de elevador para apreciar a vista. É pago. Caso queira usar o restaurante, tem que fazer reserva antes.
Durante a construção da ponte, uma parte da margem do rio teve que ser demolida. Lá ficava uma sinagoga ortodoxa. Hoje, um monumento com o formato da Estrela de Davi se encontra no local onde ficava a edificação, e uma imagem estampada na parede da ponte mostra como era a antiga sinagoga.
Dá para atravessar a ponte à pé. Tem uma pista para carros em cima, e abaixo tem passagem para pedestres.
Hviezdoslavovo Námestie (Praça Hviezdoslavovo)
É uma praça que leva o nome do maior poeta eslovaco, Pavol Országh Hviezdosla. A estátua dele fica no meio da praça.
A praça tem uma bela fonte cercada de cafés e restaurantes. Ao redor ficam também o Teatro Nacional Eslovaco (onde obras de grandes compositores são apresentadas) e o Hotel Carlton (onde se hospedaram figuras importantes que passam por Bratislava, de Albert Einstein a George W. Bush).
Estátua de Hans Christian Andersen: Famoso escritor dinamarquês que criou os contos A Pequena Sereia e A Rainha da Neve, que inspirou o desenho Frozen, da Disney. Ele visitou a cidade durante o século 19 e se encantou por Bratislava. Ele chamava Bratislava de “cidade dos contos de fadas”.
Rio Danúbio
Caminhar pela margem do Rio Danúbio.
Dóm sv. Martina (Catedral de São Martin)
É a maior e uma das mais antigas igrejas de Bratislava. Possui 85 metros de altura e foi projetada em estilo gótico. Sua torre possui no topo uma coroa verde e dourada de 8 quilos de ouro puro. Ali eram coroados os reis húngaros quando Budapeste estava cercada pelos turcos. A igreja é bem simples, mas seus vitrais coloridos em seu interior são bem bonitos. No interior da igreja fica o sepulcro de São João, que viveu no século 7.
Praça Hlavné Námestie (Centro Histórico)
É a principal praça de Bratislava. Fica no centro histórico da cidade. Ao redor dessa praça ficam os principais pontos de visitação.
Maximiliánova Fontána (Fonte de Rolando): É um chafariz construído em 1572, a mando do rei Maximiliano II. Era a fonte de água potável que abastecia a cidade.
Stará Radnica (Old Town Hall): É o prédio da antiga prefeitura. Lá funciona o Museu da Cidade de Bratislava. Sua torre amarela foi construída em 1370. Dá pra chegar no topo, através das escadas. A vista é linda.
Socha Napoleona (Napoleon’s Army Soldier): Estátua de um soldado de Napoleão Bonaparte que esteve com seu exército em Bratislava em 1805. Reza a lenda que este soldado veio com a tropa até a capital da Eslováquia, mas decidiu não partir com ela, pois havia se apaixonado por uma moça local.
Schöne Náci: Estátua de um senhor de pé, parado na porta de uma loja, representando um morador da cidade. É a única estátua prateada. Todas as outras são de bronze.
Čumil (O Observador): Na esquina da rua Panská com a Laurinská fica a estátua de um homem no chão saindo de um bueiro, observando a rua. Algumas pessoas dizem que era um trabalhador comunista que gostava de seu trabalho, por isso está sempre rindo. Outras dizem que era um cara que gostava de ficar olhando por baixo das saias das moças.
Michalská Brána (Portão de São Miguel)
Na Idade Média, Bratislava era uma cidade murada. Hoje, grande parte da muralha não existe mais, mas um de seus portões de entrada, o Portão de São Miguel, ainda está preservado. O portão na verdade é uma torre construída no século 14.
Dentro da torre fica o Museu das Armas, com armaduras e armamentos da Idade Média. Dá para subir até o alto da torre através de escadas.
Na rua Michalská, que fica na frente do Portão de São Miguel, a gente vê no chão uns símbolos dourados em forma de coroa. Eles indicam o caminho que o rei percorria assim que era coroado. Nos dias de hoje, o trajeto é refeito todos os anos, na última semana de junho, numa celebração conhecida como a “procissão dos coroados” quando atores reencenam os passos dos monarcas da época.
Farský Kostol sv. Alžbety (Modrý Kostolík)
Igreja de Santa Isabel (Igreja Azul)
A Igreja de Santa Isabel é linda e toda azul. Foi construída no estilo art nouveau no início do século 20. Seu interior é bem simples, mas olha que legal, os bancos de madeira são azuis!
Prezidentský Palác (Palácio Presidencial)
Tem troca de guarda diariamente à 13h.
O Palácio de Grassalkovich, também conhecido como Palácio Presidencial, é a residência do Presidente da Eslováquia. Foi construído em 1760 como residência privada de um conselheiro da Imperatriz Maria Teresa que se chamava Anton Grassalkovich, por isso o nome do palácio. A Praça Hodžovo em frente oferece a melhor vista do prédio e da fonte “Planeta da Paz”.
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.