Waterloo Bélgica

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

O Campo de Batalha de Waterloo foi onde Napoleão perdeu a guerra! 

Saímos da Alemanha de carro em direção à Bruxelas. Um pouco antes de chegar, paramos em Waterloo.

Waterloo é uma cidade da Bélgica que fica à 30 Km do centro de Bruxelas. O lugar ficou famoso por ter sido onde tropas inglesas, belgas e holandesas decretaram o fim da Era Napoleônica em 1815.

Na verdade, nós nem entramos na cidade de Waterloo propriamente dita. O Campo de Batalha fica nas imediações da zona rural. Vindo pela estrada, a gente já acessa facilmente o local. 

Coloque no GPS o seguinte endereçoRoute du Lion 1815, 1420 Braine-l'Alleud, Bélgica. (Além de carro, dá pra chegar também de ônibus e de trem. Informações no final desse post.)

 

Napoleão Bonaparte

Napoleão nasceu em 1769 em Ajaccio, pequena cidade na ilha francesa de Córsega. Foi um grande líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Depois se tornou Imperador da França devido a suas enormes conquistas de territórios pela Europa. Foi um grande estrategista. Exércitos liderados por ele dominavam tudo pela frente. Napoleão era muito temido. 

Há registros de historiadores que contam que ele sofria um certo complexo com sua altura. Media 1,68cm, era tido como um homem “baixo”. No Campo de Batalha tem uma estátua de Napoleão em tamanho natural. Ele sempre ficava com mão escondida dentro do casaco, talvez para tentar apaziguar a dor, pois sofria de úlcera. 

Em 1812, a sorte nas batalhas começou a mudar para Napoleão. Os países inimigos foram sabendo lidar melhor com as estratégias e ficaram mais bem preparados. Foi quando aconteceu a Batalha em Waterloo em 18 de junho de 1815, e Napoleão foi derrotado definitivamente. 

As tropas inglesas, belgas e holandesas eram comandadas por Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington. Ao vencer a batalha final ao lado do Marechal prussiano Blücher, Wellington decidiu batizar a batalha como Batalha de Waterloo pelo fato de ter como costume nomear as batalhas com o nome da cidade onde dormira na noite anterior.

Napoleão passou os últimos 6 anos de sua vida como prisioneiro dos britânicos na Ilha de Santa Helena. Faleceu em 1821 aos 52 anos de idade. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.

 

O Campo de Batalha

Na verdade o Campo de Batalha é um complexo grande e cheio de história. É formado por um museu, por um monumento (montanha) com a estátua de um leão no alto, um prédio redondo (chamado de Panorama), uma fazenda e por dois restaurantes. 

O Museu revive a história da batalha por meio de uniformes, objetos históricos, mapas animados, um filme 3D. 

O Lion Mound é um monumento de 40 metros de altura  erguido em 1826 a pedido de Guilherme I rei da Holanda, para marcar o exato lugar onde seu filho mais velho, o Príncipe de Orange, foi ferido no dia da batalha. O monumento é uma morro coberto de grama em formato de pirâmide, e no alto tem um leão enorme que simboliza a vitória das monarquias

No topo dos 226 degraus, a vista abrange todo o arredor. Lá em cima há uma mesa de orientação com indicações mostrando os movimentos das tropas, a formação da infantaria e os desdobramentos da cavalaria no dia da batalha.

O Panorama é um grande edifício circular que abriga uma tela pintada em 1912 por Louis Dumoulin. Suas dimensões espetaculares - 110 metros de circunferência por 12 metros de altura - e seu sistema de som excepcional permitem uma imersão total no coração da batalha. Os visitantes são cercados por todos os lados por cenas realistas de combate, com som de sabres, cargas de cavalaria e tiros de canhão. 

A Fazenda Hougoumont é uma testemunha da Batalha de 18 de junho de 1815. Nessa casa de fazenda histórica também funciona uma instalação multimídia que conta a "batalha dentro da batalha".

 

Eventos Importantes

Vários eventos cívicos acontecem em Waterloo, mas sem dúvida o mais importante é a Reconstituição da Batalha que acontece todos os anos no dia 18 de junho, dia histórico que aconteceu a luta. A data coincide com o verão e o clima agradável atrái turistas de toda Europa que se reunem ao redor do Campo para assistir à enorme apresentação teatral com a participação de 4 mil atores vestidos a caráter.

 

Informações Úteis

Para visitar o Campo de Batalha de Waterloo tem que fazer uma reserva online antes. O link é esse → Clique AQUI  

O preço: 18 euros por pessoa.

Para consultar horários, como chegar, data de eventos especiais e outras informações, o Site Oficial é esse→https://www.waterloo1815.be/

Há no complexo 2 restaurantes: Le Bivouac de l'Empereur: (cozinha requintada e elaborada) e o Le Wellington: (típica cervejaria familiar)

 

Leia também:

Bruxelas e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Bélgica

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.