Fortaleza Ceará

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 

 

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, fica na região Nordeste. É um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passar as férias. 

Fortaleza é famosa pelas suas praias com palmeiras, dunas e lagoas de água doce. Fortaleza é o lugar dos tão conhecidos "verdes mares", onde o pôr-do-sol é belíssimo. O mar é morno e tem sol praticamente o ano todo. 

O seu litoral tem uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias. 

Fortaleza é uma cidade muito grande. É a 5ª maior cidade do Brasil, com 2 milhões e meio de habitantes (2023). (Veja as Maiores e Menores Cidades do Brasil)

A capital cearense é o ponto do Brasil mais próximo do continente europeu.

 

Estátua de Iracema

A estátua fica na Avenida Beira Mar, no calçadão da praia de Iracema. É o cartão postal de Fortaleza. Fica em um lugar muito agradável para se sentar, apreciar o mar e curtir o movimento ao redor. 

A estátua “Iracema Guardiã” é uma obra de bronze do artista plástico cearense Zenon da Cunha Mendes Barreto, inaugurada em 1995. Zenon foi um pintor, desenhista, escultor, cenografista e ilustrador brasileiro. Nasceu em Sobral, interior do Ceará, e faleceu em 2002 aos 84 anos. 

O monumento homenageia a figura indígena lendária popularizada pelo romance de José de Alencar publicado em 1865. José de Alencar era de Fortaleza. 

Iracema em guarani significa “lábios de mel”. O romance conta a história de amor entre a indígena e um aventureiro português. A relação do casal serve de metáfora para retratar a formação da nação brasileira. A índia Iracema representa a natureza virgem e a inocência enquanto o português Martim representa o colonizador e a cultura europeia. 

A prefeitura de Fortaleza, através de uma lei, instituiu que “Iracema” seria ícone cultural da cidade. Na verdade, existem 3 estátuas de Iracema em Fortaleza: essa na praia de Iracema, uma na praia do Mucuripe e outra na lagoa de Messejana. Elas são diferentes umas das outras.

 Essa estátua fica em Mucuripe. É do artista Corbiniano e foi inaugurada em 1965 pelo Presidente Castelo Branco.

 

Avenida Beira Mar

 Toda essa orla atrás de mim na foto é a Avenida Beira Mar.

 

É uma avenida grande que passa por 3 regiões de praias bem turísticas: Praia de Iracema, Meireles e Mucuripe. 

Na Av. Beira mar é onde ficam os melhores hotéis e restaurantes. Tem um calçadão muito bonito e movimentado. A vida noturna por ali é agitada. 

Mas o mar infelizmente não é apropriado para banho. Para curtir uma praia, tem que sair dessa região. As praias mais frequentadas ficam longe daqui, que são: a Praia do Futuro, Porto das Dunas e Cumbuco. Falo delas no final desse post.

 A praia aqui é imprópria para banho, então a gente só ficou sentado olhando mesmo.

Além da Estátua de Iracema que já falei acima, tem várias coisas para fazer passeando pela orla da Av. Beira Mar:

Espigão da João Cordeiro: É um comprido calçadão que avança em direção ao mar a partir da Praia de Iracema. Chama a atenção porque tem cerca de 640 metros de comprimento. Foi construído para conter a água do mar, servindo de barreira. Mas se tornou um lugar bem bonito e útil para a população.

  Foto da internet.

 

Feirinha da Beira Mar - Fica na altura da praia de Meireles. São stands todas brancas que vendem artesanato local. Também tem barracas de comidas. Funciona de domingo a domingo, de 16 às 22h.

Restaurante Coco Bambu: Tradicional ponto de encontro da galera descolada que visita Fortaleza. Marquei para jantar lá com uma querida amiga que mora na cidade.

 Jantar no Coco Bambu da Beira Mar.

 

Mercado de Peixes na Praia do Mucuripe - As pessoas escolhem um peixe fresco, compram na hora e comem ali mesmo. O prato é preparado e servido na hora.

 

Catedral de Fortaleza

A igreja matriz de Fortaleza é um monumento histórico. Em estilo gótico, a Catedral foi inaugurada em 1978, depois de quase 40 anos para ser construída. Ela ocupa atualmente grande parte da Praça Pedro II, no centro de Fortaleza, tendo capacidade para 5 mil pessoas. É uma das maiores catedrais do Brasil.

A catedral se destaca pela imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais. Foi inspirada na catedral de Colônia na Alemanha.

  O projeto foi do engenheiro francês George Mounier. 

 

Em setembro de 1938 a antiga Sé, construída em 1854 foi demolida. A razão da demolição foi uma rachadura nas bases da construção. Em agosto de 1939, foi plantada a pedra fundamental, início simbólico da edificação da futura catedral. A Catedral provisória passou a ser a Igreja do Rosário. 

Durante o período da construção muitos se empenharam para arrecadar fundos para as obras: governantes, empresários, o próprio clero e o povo em geral deram a sua parcela de contribuição. Em 1978, a nova Catedral foi inaugurada. 

  No centro da catedral fica o altar-mor trazido de Verona, Itália.

 

 À esquerda da nave central vemos a Capela de São José, padroeiro do Estado do Ceará e da Catedral de Fortaleza.

 

  À direita vemos a Capela dedicada à Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza.

 

  À esquerda do presbitério da Catedral encontra-se a Capela do Santíssimo Sacramento.

 

A cripta, desde a sua inauguração em 1962, dedicou seu espaço aos jovens. Possui 6 altares que homenageiam santos que morreram na adolescência: Tarcíso, Domingos Sávio, Pancrácio, Luzia, Inês e Goretti. No altar central da cripta está a imagem de Jesus adolescente, de braços abertos, expressando o acolhimento. Na Cripta também fica a capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados bispos e padres. (Não entrei na cripta porque quando eu fui, estava fechada).

 

Mercado Central

  • Seg à Sáb: 9 às 17h
  • Dom: 8 às 13h 

O Mercado Central fica no centro de Fortaleza, ao lado da Catedral. Inclusive uma boa dica é estacionar na Catedral e ir a pé até o Mercado. 

O Mercado Central de Fortaleza é o maior mercado de artesanato do Brasil. A visita ao mercado é praticamente uma atração cultural, porque nele encontramos o típico artesanato cearense e restaurantes de comidas nordestinas. 

O mercado Central iniciou suas atividades em 1809, com a venda de carnes, frutas e verduras. Com a proibição deste tipo de comércio em 1931, vieram os boxes de artesanato. Na década de 90, um novo mercado foi idealizado, o que aumentou as oportunidades de trabalho para artesãos e comerciantes. 

É um prédio projetado pelo arquiteto Luiz Fiúza, com cerca de 600 lojas, distribuídas em 5 pavimentos (4 andares de lojas e o 5º é o estacionamento, com 400 vagas). 

É um mercado municipal, especializado em produtos artesanais de todo o estado do Ceará. Lá a gente encontra lojas de roupas, bolsas, chapéus, artigos de decoração, etc. 

O artesanato mais representativo do Ceará são as rendas de bilro, bordados, redes, cerâmicas, castanhas de caju, rapadura e artigos em couro, madeira e palha. 

  O Mercado tem também 4 restaurantes e 2 lanchonetes com comidas típicas nordestinas.

 

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

  • Seg à Sex: 8 às 11:30h (Finais de semana: até meio dia.)

A origem do nome da cidade vem daqui...

Toda a costa cearense sofreu muito com as ameaças e invasões holandesas na época do descobrimento. Sua construção data de 1649, pelos holandeses que deram o nome de Forte Schoonemborch (em homenagem ao governador holandês do Recife na época). 

A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila. Então, a cidade de Fortaleza tem 297 anos (*2023).

O domínio holandês sobre essas terras permaneceu até 1812, quando a Coroa Portuguesa retomou a Província do Ceará e rebatizou a fortaleza de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Embora a cidade de Fortaleza tenha se expandido a partir desse forte, o seu marco zero fica na Praia da Barra do Ceará. 

Nos dias de hoje, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro. 

O forte é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Não precisa agendar a visita. A entrada é gratuita. É muito organizado e de fácil acesso. Um guia militar acompanha os turistas durante todo o passeio.

 

Passeio Público

A Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza. É como se fosse um pequeno parque, com muitas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. 

Em 1825 houve a execução dos revolucionários da Confederação do Equador nessa praça, por isso leva o nome de Praça dos Mártires

Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter separatista que aconteceu em 1824 em Pernambuco, alastrando-se para outras províncias do nordeste brasileiro. Representou a maior reação contra o governo de D. Pedro I. Para derrotar os revolucionários, Dom Pedro pediu empréstimos à Inglaterra e contratou tropas no exterior, que seguiram para o Recife. A repressão foi a mais violenta na história do império. Muitos revoltosos morreram em combate, centenas foram presos e 31 foram executados. 

  A praça foi planejada em 1891 por Silva Paulet, um engenheiro militar português.

 

Na praça tem um charmoso restaurante.

Na parte de trás do Passeio Público fica a Santa Casa de Misericórdia, que é um hospital público e funciona em um belo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico.

Inaugurada em 1861, foi o primeiro hospital de Fortaleza. Foi construído com recursos públicos para o enfrentamento da epidemia de febre amarela. A Santa Casa enfrentou também a maior calamidade pública do século 20 no Nordeste, que foi a seca, e atendeu uma grande massa de retirantes vindo do interior. Nos dias de hoje, conta com mais de 400 leitos, metade credenciados ao SUS, realizando atendimento de emergência a cerca de 8 mil pessoas por mês.

 

Centro de Turismo do Ceará (EMCETUR)

Era a antiga prisão de Fortaleza, que funcionou no ano de 1850. Atualmente abriga lojas de artesanato onde antes ficavam as celas. 

Esse foi o primeiro presídio do Ceará. Com capacidade para 143 presos, a cadeira funcionou por 100 anos. Em 1967 o governo do estado transferiu todos os detentos para um novo presídio, desativando esse prédio, que já se encontrava em péssimas condições. Com o prédio totalmente reformulado, o EMCETUR foi inaugurado no início dos anos 70. 

Aqui o turista encontra um artesanato cearense de alta qualidade. Alguns artesãos do Centro de Turismo do Ceará participam de exposições internacionais e muitas peças saem daqui para diversos países do mundo. 

Além das lojas, há também o Museu de Arte e Cultura Popular, que conta sobre a história e a cultura do povo cearense e do Nordeste inteiro. Dentro do Centro de Turismo também funciona o Teatro Carlos Câmara.

 

Estação das Artes

É um centro cultural que funciona na antiga estação de trem de Fortaleza. O complexo foi todo restaurado e modernizado. 

O Complexo Cultural Estação das Artes é um projeto de valorização da arte cearense e de requalificação de equipamentos culturais do Ceará. O espaço promove o acesso das pessoas às manifestações artísticas. 

A Estação das Artes aproveitou a estrutura da Estrada de Ferro de Baturité (1873) inaugurada durante o governo de Dom Pedro II. Com arquitetura neoclássica, o prédio recebeu o nome de Estação Central. A estrutura é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e Ferroviário.

A Estação das Artes visa fortalecer e profissionalizar o campo artístico cearense por meio de atividades de formação. Fomenta a diversidade e a pluralidade cultural, oferecendo ao público um rico calendário de eventos gratuitos. O local ainda é equipado com espaço para eventos, pátios comuns, recepção e ambiente administrativo. 

Tem ótimos banheiros. Bom lugar para parada de descanso durante o passeio pelo centro histórico.

Situado em uma área de aproximadamente 67 mil m², o complexo comporta as seguintes estruturas:

  • Praça da Estação
  • Pinacoteca do Ceará (Qui à Sáb: 12 às 20H / Dom: 10 às 18h)
  • Mercado AlimentaCE
  • Museu Ferroviário
  • Centro de Design
  • Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE)
  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE)

  Pinacoteca.

 

Centro Dragão do Mar

  • Segunda-feira: Fechado 
  • Terça à Domingo: 9 às 21h

O Centro Dragão do Mar é um centro cultural, um dos maiores do Brasil, com 30 mil metros quadrados de área dedicada à arte e à cultura.

Nele funcionam o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, planetário, teatros, salas de cinema, anfiteatro, biblioteca, auditório, multigalerias e espaços para exposições temporárias. 

  A Praça Verde pode abrigar mais de 4 mil pessoas em dias de grandes shows e apresentações.

 

O espaço foi idealizado na década de 90 pelo secretário da cultura, o sociólogo e jornalista Paulo Linhares, durante a gestão do Governador do Ceará, Ciro Gomes. O espaço foi entregue à população pelo governador Tasso Jereissati, em abril de 1999. 

O nome Dragão do Mar é uma homenagem ao personagem histórico Chico da Matilde (Francisco José do Nascimento 1839 – 1914), cearense de Aracati / Canoa Quebrada, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista do estado, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Francisco José do Nascimento foi homenageado pelo governo do Ceará, e seu nome foi dado ao Centro Dragão do Mar por tudo que ele e seus colegas realizaram em nome da liberdade, em 1881, na Praia de Iracema. 

O Ceará foi o estado pioneiro na abolição da escravatura. Em 1884, o estado tornou-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão. O Movimento Abolicionista Cearense contribuiu para difundir ideias e fortificar a necessidade de libertar os escravos brasileiros. A Lei Áurea só foi assinada 4 anos depois, em 13 de maio de 1888. 

Curiosidade: Em 2017, o nome de Francisco José do Nascimento foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Para ver Clique AQUI

 

Theatro José de Alencar

Ingresso: A visita guiada custa 10 reais. Sem guia, você pode visitar o teatro gratuitamente. Nos dias 17 de cada mês as visitas guiadas são gratuitas, em comemoração à data de aniversário do teatro.

 Entrada e bilheteria.

Também chamado de “TJA”, o teatro fica no centro de Fortaleza, na movimentada Praça José de Alencar. 

  A fachada de fora, que abriga a bilheteria, pode até não causar tanto impacto. Mas por dentro, no pátio central, o teatro impressiona. Por isso, a visita é muito recomendada.

 

O teatro foi inaugurado em 1910, é tombado pelo Patrimônio Histórico e é uma referência artística e arquitetônica no Brasil. É considerado um “teatro-monumento”, e oferece programação cênica e atividades artísticas sócio-culturais. É um grande espaço com construções e jardins, que formam um complexo cultural com mais de 12 mil metros quadrados de área. 

A parte interna do teatro tem arquitetura surpreendente. A fachada foi construída com peças de ferro fundido trazidas de Glasgow (Escócia) e possui muitos vitrais coloridos. 

A sala de espetáculos é em estilo Art Nouveau, possui 3 andares e comporta 800 lugares. 

O estilo Art Nouveau é inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.

O prédio do complexo, que hoje é conhecido como anexo, foi incorporado na reforma realizada de 1990. O complexo possui 2 600 metros quadrados e conta com auditório de 120 lugares, foyers e espaço cênico a céu aberto. O espaço oferece também: 

  • Grande jardim projetado por Burle Marx 
  • Centro de Artes Cênicas e Teatro Morro do Ouro 
  • Praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre de capacidade para 600 pessoas 
  • Biblioteca Carlos Câmara 
  • Galeria Ramos Cotôco 
  • Curso de Princípios Básicos de Teatro
  • Salas de estudos e Ensaios; Oficinas de figurino e iluminação 
  • Colégio de Dança do Ceará 
  • Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar 
  • Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

 

Pirata Bar

O Pirata Bar foi criado em 1986. É um bar temático, tradicional de Fortaleza e bastante animado pelas apresentações de bandas regionais e danças típicas. Fica na Praia de Iracema. 

O espaço é todo decorado com temas de piratas e navios.

É um empreendimento cultural e turístico que incorpora tradições locais e a identidade cultural do Ceará. A fama da casa correu o Brasil e o mundo, sendo notícia até no jornal The New York Times.

Às segundas-feiras, o lugar vira uma festa! É o dia mais concorrido. É quando acontece a “Segunda-feira Mais Louca do Mundo”, um evento com apresentações de forró "pé-de-serra", dança de quadrilha e banda tocando ao vivo todos os ritmos regionais. 

A entrada custa 60 reais por pessoa (melhor comprar antes pela internet, mas também é vendido na hora. Porém, a fila é grande.) Pode reservar mesa também. Tudo é feito pelo WhatsApp ou site oficial. Site oficial do Pirata Bar, Clique AQUI

 

Praia do Futuro

ATENÇÃO: À noite, a Praia do Futuro fica deserta. O agito é só durante o dia mesmo.

A Praia do Futuro fica a 10 Km do centro de Fortaleza. É um pouco longe, mas pelo menos a água é própria para o banho. Tem altas ondas para surfistas, mas quando a maré baixa, formam piscinas naturais com águas calmas, mornas e cristalinas.

A praia tem muita infraestrutura, com super barracas que mais parecem clubes, com piscina, música ao vivo, DJ, show de humor e lojas.

Órbita Blue é a barraca mais famosa. Tem DJ, música, agito e gente jovem. Não cobra para sentar, só o que consumir. Cobra 10 reais por pessoa de couvert artístico pelo DJ.

 

Praia Porto das Dunas

Fica a 30 Km de Fortaleza. A Praia Porto das Dunas pertence ao município de Aquiraz. É onde fica o parque aquático Beach Park. A cidade é cheia de condomínios e hotéis.

  Ao longe, a gente avista os toboáguas do Beach Park.

 

A praia é deserta, a gente quase não vê ninguém. A impressão que dá é que as pessoas ficam nas piscinas dos hotéis e condomínios, e não vão à praia. Muito estranho.

  As dunas avançam pela estrada!

 

Praia de Cumbuco

Cumbuco é a praia mais distante de Fortaleza. Fica a cerca de 45 Km do centro. Muita gente vai para a Lagoa do Banana, mas eu preferi conhecer a Lagoa do Cauípe e não me arrependi.

Praia da Barra do Cauípe é um lugar lindo, onde a ponta da Lagoa do Cauípe quase “toca” o mar. O cenário é maravilhoso: lagoa de um lado e mar do outro. Uma beleza exuberante. 

A região é conhecida pela prática de Kitesurf devido aos ventos fortes. 

Tem alguns bangalôs e restaurantes. Todos com bastante estrutura para passar o dia.

A lagoa é de água doce, vinda dos lençóis freáticos. A água é muito limpa e morna. Nadar ali foi bastante agradável.

Nos finais de semana deve ficar cheio, mas se puder, dê preferência aos dias de semana porque a praia fica praticamente deserta. 

Uma maneira divertida de conhecer Cumbuco é percorrendo as dunas de buggy. Mas atenção, entre a Lagoa do Banana e a Lagoa do Cauípe NÃO FAÇA DE CARRO, senão atola na areia. Tem que ser de buggy. Mas até as barracas do Cauípe dá para chegar de carro sem problemas. Tem uma estradinha de terra que leva até lá.

  Estacionamento.

 

  Encontramos queridos amigos por lá.

 

Origem do nome Ceará

Fazendo uma pesquisa, encontrei várias versões:

  • A hipótese do escritor cearense Antônio Bezerra é que a palavra Ceará originou-se do nome do deserto africano Saara, devido às dunas das praias cearenses.

  • O escritor José de Alencar, conhecedor da língua tupi, afirma que Ceará se deriva de Siará, que significa “onde canta a Jandaia”.

  • Capistrano de Abreu afirma que Ceará se originou da junção das palavras indígenas dzú (água) e erá (verde). Sua pronúncia em português seria Siará e seu significado “água ou rio verde”.

  • Segundo o historiador João Brígido, Ceará antigamente se escrevia Siará. A grafia atual vem da palavra tupi Siri-Ará, que vem de Siri (=andar para trás) + Ará (=branco).

  • O etimologista Mendes Júnior defende uma ideia diferente. Ceará refere-se à seca periódica e à moléstia ou febre causada pelo calor.

 

Origem do nome Fortaleza

Toda a costa cearense sofreu muito com as ameaças e invasões holandesas na época do descobrimento. Por isso foi preciso construir fortes e fortalezas para proteger e defender as principais cidades dos ataques.  

O nome Fortaleza, é justamente uma referência ao forte histórico da cidade, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunçãoconstruída pelos holandeses e depois tomada pelos portugueses nas disputas pela posse das terras do litoral cearense durante o período do Brasil Colônia.

A cidade tem 297 anos (*2023). Fortaleza foi fundada em 13 de abril de 1726 pelos portugueses, mas existem especulações de que dois navegantes espanhóis já teriam chegado antes em terras cearenses.

 

O Brasão da Bandeira e seu Significado

O Brasão, que também aparece na bandeira de Fortaleza, foi idealizado em 1890 pelo escritor, jurista, e então deputado da província do Ceará Tristão de Alencar Araripe. O símbolo é utilizado em documentos oficiais da prefeitura e do poder legislativo da cidade, bem como na ornamentação e na composição de prédios públicos. 

No brasão tem escrita a palavra Fortitudine (que, traduzido do latim, significa "força", "fortaleza"). 

Nas laterais há dois galhos: um de fumo e outro de algodão, ambos em flor. A coroa do castelo central, de oito torres (sendo cinco visíveis), representa o valor de uma capital de estado.

 

Quando Ir

Quando viajar para o Ceará, evite os meses de março à junho porque chove muito. No resto do ano, o sol reina absoluto! A temperatura média anual é de 27°C, podendo chegar a 38°C no verão.

 

Onde se Hospedar

A melhor região para se hospedar em Fortaleza é ao longo da avenida Beira Mar, principalmente na região da Praia de Iracema. Tem muita opção de hotéis e restaurantes por perto. Caminhar pelo calçadão da Beira Mar é bem seguro, tanto de dia quanto à noite.

Eu fiquei hospedada em um hotel na praia de Iracema. O quarto era enorme, com vista lateral do mar. 

Mas não vou indicar o hotel porque não gostei dos serviços. Não tinha estacionamento e o hotel atendia muitos grupos da CVC. Isso deixava o café da manhã e restaurante muito cheios. Mas a região é muito boa e tem várias opções de hotéis. É só pesquisar.

 

O Monumento das Estradas Cearenses

Essa escultura de concreto armado é encontrada nas principais estradas do Ceará onde o tráfego de turismo é mais intenso. A obra de arte foi encomendada pelo DER (Departamento Estadual de Rodovias). 

O monumento simboliza o espírito de persistência do cearense, que tem em suas estradas o caminho para o avanço e desenvolvimento da sua economia.

 

Passeios Bate-Volta de 1 dia saindo de Fortaleza

Fortaleza fica numa posição estratégica, bem no meio do litoral cearense, que é dividido em costa Leste e Oeste. De um lado estão as dunas que levam até Jericoacoara (litoral oeste), do outro lado ficam as areias coloridas de Morro Branco e as falésias vermelhas de Canoa Quebrada (litoral leste). 

A gente pousa no aeroporto de Fortaleza e já pensa em alugar carro para cair na estrada. A maioria das pessoas que desembarca na capital já está de olho nas outras praias mais distantes. 

Para quem optar em não alugar carro, há um passeio que se chama “3 Praias” vendido pelas agências de turismo de Fortaleza. O passeio leva a Morro BrancoPraia das Fontes e Canoa Quebrada num bate-volta de 1 dia inteiro. Custa cerca de 150 reais por pessoa, já incluído o ônibus ida e volta e o passeio de buggy em Morro Branco. A alimentação é paga à parte. O passeio sai de Fortaleza cedo da manhã e retorna às 18 horas. 

Quem já fez esse passeio disse que achou cansativo mas é legal. Se você não tiver mais tempo, e se esse for o único jeito de conhecer Morro Branco e Canoa Quebrada, eu recomendo que você faça sim. Não perca essa oportunidade, porque são lugares muito bacanas.

No meu caso, eu estava de carro alugado e fiz o passeio por conta própria. Morro Branco fica em uma praia no município de Beberibe, a 80 km de Fortaleza (1 hora e meia de carro). A estrada é boa e de fácil acesso. Conheça o passeio em Morro Branco. Clique Aqui

Canoa Quebrada é uma vila que fica à 166 km de Fortaleza, cerca de 2 horas e meia de carro. Eu preferi ficar hospedada por lá. Passei 2 dias na vila. Clique Aqui para ver

JericoacoaraNão recomendo bate-volta de 1 dia até Jeri. É muito longe de Fortaleza (4 horas e meia para ir e o mesmo para voltar). Você vai ficar mais dentro do carro ou ônibus do que em Jeri propriamente dito. Existem agência de turismo que fazem esse bate-volta, eu acho loucura demais. Eu já estive em Jeri e fiquei 1 semana. É um lugar que vale muito a pena conhecer. Mas se organize quando tiver mais tempo de viagem. Lá tem aeroporto. Dá para pousar lá mesmo, sem precisar passar por Fortaleza. Clique Aqui para ver

 

Leia também:

Canoa Quebrada

Morro Branco e Praia das Fontes

Jericoacoara

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.