Split - Croácia
- Hospedagem
- Uma cidade de passagem
- Os Dálmatas
- Palácio de Diocleciano
- Game of Thrones
- Promenade RIVA
- Influência Veneziana
- Praça do Povo
- Praça Republike
- Marjan Hill
- Praias de Split
- Balsa de Split para Hvar
Esse post faz parte de uma série que escrevi sobre a viagem de 11 dias que fiz na Croácia com minha família, quando alugamos um carro na capital Zagreb que fica no norte, e descemos pela costa até Dubrovnik extremo sul do país, passando por várias cidades: Zagreb, Zadar, Split, Hvar, Stari Grad e Dubrovnik. Conto tudo aqui no blog.
Continuando nossa viagem pela Croácia, saímos de Zadar logo pela manhã com destino à Split. A distância é de apenas 160 km e a viagem foi rapidinha, menos de 2 horas. Sobre as estradas da Croácia eu já disse no post anterior, são muito boas e gostosas para dirigir. Estávamos de carro alugado, e fomos nos revezando no volante pra ninguém ficar cansado. Nesse trecho, quem levou o carro foi o meu filho Pedro.
Hospedagem
Chegamos em Split sem problemas. Fomos direto para a acomodação que havíamos reservado. Como eu já disse nos posts anteriores, o sistema de estadia aqui na Croácia é bem peculiar. Na hora de procurar por hotéis, aparece a oferta de "Apartments", que são praticamente a casa de uma pessoa. Não chega a ser um AirBNB, mas é bem parecido. Os lugares têm quarto, sala, cozinha, varanda, jardim, enfim, é praticamente uma casa que o croata monta para nos receber. E isso é sensacional, porque vira uma viagem de experiência, onde a gente vivencia a vida de um cidadão local. Geralmente essas hospedagens ficam nos bairros, e isso é muito legal, porque a gente não fica parecendo turistas.
Abaixo, mostro fotos do apartamento que alugamos em Split.
Desconsiderem a palhaçada do meu filho, hahahaha porque ele é assim mesmo, graças a Deus!
Para quem gosta de dicas, esse apartamento fica na região de Znjan Beach, ótimo lugar para se hospedar. Ótima praia também! Tem muita estrutura, supermercado, restaurantes e um estacionamento enorme (grátis). Não fica muito perto do centro (uns 15 minutos de carro). Mas eu vi linhas de ônibus passando no local, então recomendo essa região, muito boa mesmo. Um dos melhores restaurantes de Split fica aqui.
** Dica de restaurante, um dos melhores de Split, comida maravilhosa e vista para o mar idem: Dalmatino (Ul. Ispod Svetog Louve 2B - 21000 - Split Croácia)
Uma cidade de passagem
Fiquei impressionada com o tamanho de Split. Pensei que era cidade pequena mas me enganei. É grande!!! Apesar disso, 2 dias é mais que suficiente para conhecer tudo o que interessa, porque a parte mais turística fica no centro histórico mesmo.
Antes de ir, eu li em alguns blogs que Split é uma cidade feia. Não concordo. Achei bonita sim. O que as pessoas tem que entender é que Split é uma "cidade estratégica", pois dela saem várias balsas que levam às ilhas mais famosas da Croácia. Então é basicamente uma cidade “de passagem”. Em frente a Split, no mar Adriático, ficam as ilhas de Hvar, Vis e Brac, para onde a maioria dos turistas vão.
Vou falar mais sobre isso depois.
Os Dálmatas
Split é a segunda maior cidade da Croácia e a mais importante dessa faixa litorânea entre as montanhas e o Mar Adriático que se chama Dalmácia. Então, quem nasce aqui é dálmata!! SIM, a famosa raça de cães pintadinhos originou-se daqui.
O que fazer em Split
Basicamente, o que há para ser visitado é o Palácio de Diocleciano, a Praça Republike, a Praça do Povo e o calçadão Riva. Tem também o mirante Marjan Hill, de onde se avista a cidade de cima. Vou falar deles a seguir.
Palácio de Diocleciano
Split respira história antiga e o principal símbolo da cidade é o incrível e preservadíssimo Palácio de Diocleciano, que nos dias atuais virou praticamente uma cidade murada, patrimônio da humanidade tombado pela UNESCO.
Diocleciano foi um imperador romano que nasceu na cidade de Salona (que fica pertinho de Split). Sim, um CROATA foi líder do Império Romano! Governou por 20 anos, até que resolveu se retirar da vida pública, mudando-se em 305 d.C. para o palácio que mandou construir. Ele foi esperto: se aposentou de Roma, voltou para a Croácia, viveu feliz e tranquilamente até morrer de velhice.
O burburinho de Split acontece dentro das muralhas do palácio. Junto a monumentos que contam mais de 2.000 anos de história, há várias ruazinhas de paralelepípedos, becos, lojas, restaurantes, bares e praças, tudo muito animado, muita gente na rua e bares tocando música alta à noite.
Game of Thrones
Para quem é fã da série e visita a Croácia, é bom saber que o Palácio de Diocleciano em Split serviu de cenário para as filmagens de Game of Thrones. Nos porões do palácio foram gravadas as cenas em que os dragões de Daenerys eram mantidos presos.
O local pode ser visitado e hoje lá funcionam várias barraquinhas que vendem semi-jóias feitas de pedras e outros souvenirs. Para entrar nos porões, o acesso é pela RIVA, num portão lateral de ferro.
Saiba tudo sobre os sets de filmagens de Game of Thrones na Croácia Clique AQUI
Promenade RIVA
Riva Promenade é um calçadão à beira-mar, agitado, cheio de bares e restaurantes legais. Um ótimo lugar para passear, principalmente à noite, quando acontecem shows e apresentações ao ar livre.
Influência Veneziana
A Croácia fica “em frente” à Itália. Os dois países são separados apenas pelo Mar Adriático.
Por causa dessa proximidade toda, e pelo domínio do Império Romano nos séculos 15 e 16, Veneza era dona desses mares e impôs sua cultura e arquitetura sobre os lugares que eram do seu domínio. Resultado: a Croácia tem "ares italianos”. Lembra muito a Itália! Tanto na comida e principalmente na arquitetura. Vemos isso claramente nas cidades que passamos, inclusive aqui em Split. Observe nas fotos o quanto a arquitetura de Split lembra a Itália!
Praça do Povo
Antigo centro comercial e administrativo da cidade no século 15. Lotada de bares, restaurantes e prédios históricos (Palácio Cambi e Prefeitura).
Praça Republike
Praça bem bonita, com vários edifícios coloridos. Também tem muitos restaurantes legais.
Marjan Hill
De cima deste morro você consegue ter uma vista bonita de Split. Siga pela Riva toda vida, sentido contrário ao Palácio. Você verá uma escadaria (prepare as pernas!) Lá em cima também tem um café.
Split vista do alto, do mirante Marjan Hill.
Praias de Split
Bom, antes de falar sobre as praias de Split, preciso que vc saiba algo sobre as praias da Croácia em geral.
As praias croatas não são como as do Brasil. Elas são de pedra, não tem areia. Tem até que comprar um sapatinho especial para andar nelas, senão dói os pés. Nem chinelo Havaianas resolve. Tem que ter a mente aberta para encarar essa diferença. Quem visita a Croácia já tem que ir sabendo disso, pra não sair falando mal depois. São praias de rochas também e por isso, algumas precisam até de escadinhas para facilitar o acesso ao mar. Mas por outro lado, são lindas e paradisíacas, de água calma e cristalina. Parecem piscinas!
Bacvice Beach
A Bacvice Beach é a praia de Split que fica no centro. Construiram uma parte elevada feita de concreto onde tem bares e restaurantes que disponibilizam espreguiçadeiras, guarda sol e serviço de praia. Por incrível que pareça, nessa tem areia! Uma areia escura, mas pelo menos dá acesso fácil ao mar sem precisar de escadas.
Firule Beach
Outras Praias de Split: Ovcice e Firule. Fui conhecer a Firule. Longe de ser a praia mais linda que já estive, mas é limpa, tem restaurantes e banheiro. Ela é bem pequena, mas eu estava guardando todas as minhas expectativas para as praias de Hvar, que seria nosso próximo destino na Croácia depois de Split, então naquele dia eu me contentei com Firule mesmo.
Zjan Beach
Outra praia legal pra ir é a Zjan Beach, aquela que já me referi no início do post, porque eu fiquei hospedada no bairro dela. Gostei muito. Tem boa estrutura de bares e restaurantes, amplo estacionamento e mercado na beira da rua (para comprar bebidas e petiscos). A praia é uma mistura de pedras e areia.
Balsa de Split para Hvar
Split é uma "cidade estratégica", pois dela saem várias balsas que levam às ilhas mais famosas da Croácia. Em frente a Split, no mar Adriático, ficam as ilhas de Hvar, Vis e Brac, para onde a maioria dos turistas vão.
A empresa que faz a travessia é a JADROLINIJA. As balsas transportam carros e pessoas. São tão grandes que parecem navios de Cruzeiro!
E meu próximo destino, foi a linda Ilha de Hvar Acompanhe aqui pelo Blog!
Leia também:
Características das Praias da Croácia
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.