Falkland Escócia
Falkland é uma cidade charmosa do condado de Fife na Escócia. Fica à 60 Km de Edimburgo, cerca de 1 hora de carro. Ótimo passeio de 1 dia saindo de Edimburgo para conhecer a região.
Várias cidades da Escócia são pequenas e bem tranquilas. Fomos em pleno verão, mas as ruas não estavam cheias de gente. O clima na Escócia também é temperamental, e no dia estava fazendo um pouco de frio.
A rua principal da cidade é um bom ponto de partida pra explorar Falkland. Estacionamos o aqui na High Street e o resto fizemos à pé.
Essa região da Escócia servia como pousada da monarquia nas temporadas de caça. Assim, foram sendo construídas igrejas e outros prédios para atender as necessidades dos nobres. Esses prédios resistiram bem ao avanço do tempo e as batalhas travadas no território escocês. Essa boa conservação é que atraí os visitantes todos os anos.
Não estranhe! Mesmo na alta temporada as cidades na Escócia são vazias. É uma característica do país. Fora dos grandes centros, todas as cidades menores são assim, vazias.
Esta é a praça principal de Falkland (minúscula). No meio dela fica a Fonte de Bruce que foi doada à cidade por Tyndall Bruce em 1856. Ele era o Lorde da propriedade na época e também financiava a igreja local.
A Bruce Fountain lá no fundo e a igreja Falkland Parish Church à direita.
Na praça da Bruce Fountain fica o Hotel The Covenanter, que ficou bastante famoso por causa da série Outlander. Cenas importantes foram gravadas nele. Falarei da série no final desse post.
Ainda na praça, fica a cafeteria Fayre Earth Gift Shop, com sua fachada azul que não passa despercebida. Um bom lugar para uma pausa de descanso.
A visão de dentro pra fora da cafeteria é bem agradável. Deixa a gente de cara com a catedral de Falkland. As pessoas preferem sentar ali, no balcão da janela, pra ficar apreciando a vista.
Na frente da cafeteria Fayre Earth tem um restaurante, o Campbells Coffee House. Uma delícia as coisas lá! Foi lá que almoçamos.
A rua de cima da Bruce Fountain se chama Brunton Street. É uma rua muito bonitinha, com aparência bem medieval. As casinhas são baixinhas e têm paredes de pedra.
Nessa rua fica a The Cottage Craft Centre, uma lojinha lindaaaaaa de artesanato local e lembrancinhas variadas, tudo de ótima qualidade e bem típico da região. Passei um tempão dentro da loja, olhando e comprando algumas coisinhas. São produtos realmente muito bonitinhos e especiais, vale à pena entrar para conhecer.
Vale à pena conhecer outra lojinha linda daqui, que é a Vintage Quine. Lá dentro é tudo retrô, desde a decoração até os artigos vendidos. (Endereço: esquina com High Street com S St W). Quem gosta dessas coisas vai enlouquecer, porque a loja é linda. Parece de boneca.
Também na rua Brunton Street fica o Falkland War Memorial, um pequeno monumento cercado por um belo gramado num jardim muito bem cuidado, o Brunton Green.
Castelo de Falkland
(Preço: 13 Libras por pessoa) Site oficial →www.nts.org.uk/visit/places/falkland-palace
Toda as atividades medievais na vila se deram ao redor do Castelo de Falkland. Ele começou a ser construído em 1501 para ser uma das residências dos Stewart (Pai e Mãe da Rainha Mary da Escócia). Depois disso, o castelo também foi utilizado pelos reis James IV e V.
O Castelo de Falkland é o melhor exemplo de arquitetura renascentista da Escócia.
O castelo tem um jardim enorme, com um belo labirinto de salgueiros. E para quem não dispensa um bom jogo de xadrez, terá a possibilidade de jogar uma partida num enorme tabuleiro ao ar livre.
O castelo abriga também uma das únicas quadras de tênis do século 16, considerada o berço do tênis.
Outlander
Falkland foi usada para retratar a cidade de Inverness em Outlander. As cenas mais icônicas da série foram filmadas lá.
Os guias que levam os turistas à Falkland para fazer o roteiro Outlander usam Kilt, uma graça!
Para ver com mais detalhes cenas de Outlander em Falkland clique AQUI
Para ver o Roteiro Completo de Outlander, todos os locais da Escócia onde as cenas foram filmadas clique AQUI
Assista o vídeo abaixo:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.