Templo Odsal Ling - São Paulo

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Templo budista Odsal Ling São Paulo Dalai Lama Templos asiáticos em São Paulo Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Odsal Ling é um templo budista tibetano localizado em Cotia, a 30km de São Paulo. Faz parte da tradição Nyingma Vajraiana. É ligado ao templo Khadro Ling que fica em Três Coroas-RS. 

O Budismo Tibetano emprega práticas de meditação na forma de elaborados rituais, com leitura de Saddhanas (textos litúrgicos). Os monges seguem os ensinamentos dos seus mestres, que no caso do tibetano, é Dalai Lama ("Lama" significa mestre).

O templo Odsal Ling surgiu com a visita de uma monja que resolveu ficar no Brasil para semear os ensinamentos budistas tibetano. Adquiriram este local porque lembra as montanhas e a vista do Himalai, porém aqui no Brasil, em outras proporções, com vista para o verde (no Himalaia, a vista é para a neve). 

Por ficar próximo ao templo Zu Lai, acaba formando um interessante polo de budismo e turismo nos arredores de São Paulo. O Odsal Ling mantém uma agenda constante de práticas, retiros e ensinamentos. É ótimo para relaxar e ter momentos de tranquilidade. É um templo aberto ao público em geral. 

Ao chegar no templo, somos recepcionados por uma guia local, que explica um pouco sobre alguns dos mandamentos e ensinamentos desta filosofia milenar. As pinturas nas paredes, as mandalas, as estátuas, todos os detalhes, foram feitos por Budistas, pintados ou esculpidos a mão. É um templo autêntico da arquitetura tibetana, com toda a sua riqueza de cores e de ornamentos. 

Ao subir a escadaria, está o enorme Buda Deitado, que nos mostra que, mesmo sendo superiores, somos passageiros. Isto é o ensinamento da impermanência. 

A sola dos pés do Buda são desenhadas.

A imagem do Buda deitado representa a entrada de Buda no Nirvana e o fim de todas as reencarnações. A postura da imagem é chamada de sihasaiyas, a postura de um leão adormecido ou deitado. 

O braço direito do Buda apóia a cabeça que fica sobre uma almofada decorada. 

A bela sala de meditação conserva todo o ritual, as crenças, os mantras, os budas e o respeito. 

No Templo tem duas rodas dos sinos que batem conforme a gente caminha ao redor deles. São os mantras do Bem e os do Mal, pois não podemos esquecer que existem os dois, e precisamos saber lidar com eles com sabedoria. 

No video abaixo, eu mostro o sino rodando e o barulho que ele faz. Assista:

 

O templo é aberto para visitação apenas aos sábados, domingos e feriados. Lá eles servem almoço com opções vegetarianas. Tem uma lojinha que vende produtos relacionados ao budismo e tem também uma pousada, caso alguém se interesse em ficar hospedado por lá. 

“O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas no viver sabiamente e seriamente o presente momento.” Shakyamuni

 

O link oficial do Templo é esse. Nele você encontra a programação dos mantras e das meditações, além de endereço e outras informações úteis. Leia AQUI

 

Curiosidade

Quando estive em Bangkok na Tailândia, visitei o Templo Wat Pho, conhecido como o Templo do Buda Deitado. É um lugar incrível e cheio de significados.

Assim como no Odsal Ling, o Buda Deitado de Bangkok tem as mesmas características: sola dos pés desenhadas e braço direito apoiando a cabeça que descansa sobre uma almofada decorada. Esse Buda mede 46 metros de comprimento e 15 de altura. Só seus pés medem 4,5 metros! A estátua é toda coberta em ouro. Uma maravilha.

Para ler mais sobre o Buda Deitado de Bangkok que fica no Templo Wat Pho clique AQUI

 

Conheça outros Templos em São Paulo 

Nesse link, vc encontra os principais templos da cidade de São Paulo clique AQUI

 

Leia também:

Tudo de legal que tem para conhecer na cidade de São Paulo

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.