O Prédio Novo do MASP - São Paulo

 
Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

 

  • Edifício Pietro Maria BardiAnexo MASP
  • Endereço: Av. Paulista, 1500.
  • Preço: 75 Reais (O ingresso dá acesso aos 2 prédios). COMPRE AQUI
  • Segundas: Fechado. Terças (10 às 20h). Qua, Qui, Sáb e Dom (10 às 18h) e Sextas (10 às 20h).
  • Terças Grátis. Tem que pegar ingresso online CLIQUE AQUI
  • Sextas, à partir das 18h (Grátis também). Tem que pegar ingresso online CLIQUE AQUI
  • Estacionamento: Alameda Casa Branca, 41. (R$ 25 por até 12 horas mediante carimbo do MASP no ticket do estacionamento). Carimbar o ticket na recepção do museu. Funcionamento 24 horas.

 

O MASP é um museu privado, e recentemente adquiriu o prédio ao lado. Esse anexo recebeu o nome de Pietro Maria Bardi (que era marido de Lina Bo Bardi), arquiteta do MASP.

O prédio (vertical) se chama Pietro, e o MASP (a construção horizontal ao lado) agora se chama Lina. Eles eram marido e mulher. 

CURIOSIDADE: O prédio Pietro possui de altura a mesma medida que o MASP Lina possui na horizontal.

O prédio tem 14 andares e com esse novo anexo, o museu aumentou bastante sua área expositiva. Cada andar tem um tema.

 6º andar: Histórias do MASP.

 

Entrada

No térreo, há uma cafeteria e o Restaurante Baianeira.

No Subsolo, fica uma escadaria bem interessante onde as pessoas podem ficar sentadas. Também aqui fica a bilheteria e a Loja do MASP. 

Nesse piso está sendo construído um túnel que ligará os dois museus, sem precisar passar pela rua.

 

Visitação

Sugestão: Suba de elevador até o 10º andar e vá descendo de escadas, explorando andar por andar. No 10º andar, tem uma bela vista da Avenida Paulista.

 Tem uma escada belíssima que liga o 10º ao 9º andar.

 

As exposições começam mesmo no 6º andar. Aqui, conta-se toda a história do museu até os dias de hoje em uma linha cronológica através do tempo. Nesse andar, tem obras de Di Cavalcanti, Van Gogh, Picasso, Amedeo Modigliani, Anita Malfatti, Adriana Varejão, etc. 

 6º andar: Histórias do MASP.

 

 O 5º andar reúne todas as obras de Renoir que pertencem ao acervo do museu.

 

 No 4º andar fica a exposição Geometrias, que apresenta obras de vários artistas em torno desse tema.

 

 O 3º andar é reservado para Artes Africanas.

 

 No 2º andar, há uma obra em forma de vídeo, em que Lina Bo Bardi é representada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

 

No 1º andar ficam os banheiros e uma varanda incrível com vista para o MASP ao lado. Tem também um banco super agradável, ao ar livre, para os visitantes contemplarem de frente a arquitetura do prédio por inteiro.

 Dizem que o prédio parece uma CPU de computador, rs.

 Vista do prédio ao lado.

Por dentro, a arquitetura do prédio tem um projeto que homenageia a obra de Lina Bo Bardi, com muito concreto e vigas aparentes.

Por fora, a fachada do novo prédio foi feita também em persianas metálicas, para ornar com a fachada do já existente museu ao lado. As persianas da fachada permitem a visão da paisagem externa, ao mesmo tempo que controlam a luz natural.

Esse prédio foi projetado para ser sustentável, com certificação LEED, e conta com iluminação LED e sombreamento da fachada, reduzindo a carga térmica interna e o consumo de energia.

 

Leia também

MASP, o Museu principal

O que ver e visitar na Avenida Paulista

O que fazer na cidade de São Paulo

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.