Eberbach Alemanha
Você sabia que a Rainha Vitória era considerada alemã? A poderosa rainha britânica que reinou por quase 64 anos, tem uma história com Eberbach.
Eberbach é uma simpática cidadezinha que fica às margens do Rio Neckar, afluente do rio Reno, no estado da Baden-Württemberg na Alemanha. Eberbach fica perto da cidade turística de Heidelberg. Estando na região, vale à pena visitar as duas cidades.
O dia em que levei minha família para conhecer Eberbach.
A praça Leopoldsplatz é um lugar bem agradável.
Caminhando pela rua Friedrichstraße em direção ao rio Neckar, tem um parque bem gostoso para passear. É uma caminhada curta, e no meio do caminho, tem várias casinhas típicas alemãs.
O brasão de Eberbach é um javali, e tem placas com o animal por toda cidade. Olha na parede (foto abaixo)
O rio Neckar é navegável e há vários passeios turísticos para se fazer de barco passando por Heidelberg e por várias cidadezinhas pequenas. Eberbach é uma delas.
Vale à pena caminhar por esse pedacinho de Eberbach, principalmente no fim de tarde da primavera ou verão. É um passeio bastante prazeroso.
Mas um fato histórico bastante interessante deixou a cidade de Eberbach particularmente conhecida...
A rainha britânica era considerada alemã
A Rainha Vitória do Reino Unido foi uma das monarcas mais poderosas do mundo. Seu reinado durou quase 64 anos, e foi mais longo do que qualquer outro monarca britânico anterior a ela. Por isso, o período ficou conhecido como "Era Vitoriana" (1837 a 1901).
À princípio, Vitória não era a herdeira direta ao trono. Mas depois que vários membros da sua família foram morrendo de mortes naturais, a sucessão chegou nela, e ela teve que assumir o trono bem nova, com apenas 18 anos de idade.
Mas qual a relação entre a rainha Vitória e a cidade de Eberbach na Alemanha?
A mãe da rainha Vitória (que também se chamava Vitória) era uma princesa alemã de Coburgo, que se casou com um príncipe inglês (o duque de Kent). A cerimônia aconteceu na Alemanha, e depois eles foram morar na Inglaterra.
Nessa época, quem governava o Reino Unido era o irmão do duque, o Rei George IV, e os dois não se entendiam muito bem. Entravam em conflito frequentemente, e por isso, o casal deixou a Inglaterra e voltou a morar na Alemanha, na cidade de Eberbach.
Poucas semanas depois, Vitória engravidou, e imediatamente o duque percebeu a importância da criança nascer na Inglaterra, por causa de uma possível sucessão ao trono.
Então, eles embarcaram de volta, ela grávida de 7 meses, em um navio de bandeira inglesa. A bebê Vitória teria nascido no próprio navio, não muito longe de Eberbach. Mas se Vitória fosse registrada assim, provavelmente não seria rainha um dia. Então, chegando ao destino - Palácio de Kensington em Londres - ela foi registrada como se tivesse nascido lá.
Apesar de ter nascido em "Londres", o povo de Eberbach considera a rainha Vitória uma conterrânea alemã.
Depois de assumir o trono do Reino Unido, a jovem rainha meio alemã/meio britânica se casou com o príncipe alemão Albert de Coburg, aumentando ainda mais as influências e costumes alemães no Palácio de Buckingham. Os dois eram primos por parte de mãe.
Essa história virou até filme!
A Alemanha tem uma longa tradição de casamentos reais no Reino Unido. Já existiram 6 monarcas alemães no trono britânico.
CURIOSIDADE: A Rainha Vitória tinha sido a monarca com mais tempo de reinado (quase 64 anos). Ela era trisavó (mãe do bisavô) da Rainha Elizabeth II. A Rainha Elizabeth ultrapassou a Rainha Vitória em tempo de reinado, completando 70 anos de trono no ano de 2022, se tornando o único monarca britânico a celebrar um Jubileu de Platina. No mesmo ano, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos do mundo, ficando atrás apenas do rei Luís 14 da França - este com 72 anos e 110 dias de reinado → 1643 a 1715.
Cafe Victoria
Por causa dessa ligação histórica com a rainha britânica, uma das coisas mais interessantes que tem em Eberbach, e que atrai vários turistas, é o Cafe Victoria. Também chamado de Viktoria Konditorei, a cafeteria tem a tradição de fazer há mais de 50 anos, bolos que homenageiam a família real britânica.
A família Beacker cuida da confeitaria há sete gerações e batizou a loja em homenagem à rainha Vitória.
Endereço: Friedrichstraße 5-9 Eberbach.
Houveram várias ocasiões especiais em que os bolos da Viktoria Konditorei (ou Cafe Victoria) foram enviados à Londres. Por exemplo, nas comemorações de 25 anos de reinado da rainha Elizabeth II, no casamento de Charles e Diana e no aniversário de 100 anos da rainha-mãe (Elizabeth I). Em 2012, outra delícia ficou famosa, o “Bolo Jubileu Elizabeth”, que comemorou os 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II.
Os Bolos de Charles e Diana.
Bolos para homenagear a realeza britânica
O Cafe Victoria existe desde 1886. Mas foi em 1962 que Henry Auer, que tocava a confeitaria na época, preparou uma sobremesa feita à base de laranja para ser servida numa festa da família real sueca. Com esse bolo, ele foi eleito o melhor chef de confeiteiros do mundo naquele ano, e partiu dessa receita para criar a famosa torta "Victoria de Eberbach", a preferida dos clientes até hoje!
O diferencial da confeitaria é que ela sempre enviou os bolos PELO CORREIO!!!! Os clientes de outras cidades ou países recebem a encomenda através de um serviço de Courrier impecavelmente supervisionado, para que os bolos cheguem ao destino em ótimo estado e com a mesma qualidade daquele servido na loja.
Sendo assim, no ano seguinte que ganhou o prêmio, Henry Auer enviou um bolo "Victoria de Eberbach" para a Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham por correio aéreo. O bolo foi muito apreciado pela rainha.
Carta de agradecimento do Palácio de Buckingham.
Muitas pessoas vêm de longe para conhecer o Cafe Victoria (inclusive eu!) e provar as famosas delícias. Em 1999, a confeitaria passou a ser dirigida por Birgit Auer Valerius, filha de Henry Auer, e continuou com a mesma tradição de homenagear a família real britânica.
Por isso, em 2011, criou os bolos comemorativos para o casamento do príncipe William e Kate Middleton. A torta é feita com suco de laranja, licor Cointreau, marzipã e uma geleia feita com a casca da laranja. E como de costume, enviou pelo correio o bolo para os noivos comerem no dia do casamento!
Isso deu uma grande repercussão à confeitaria, claro! As pessoas queriam experimentar o bolo que William e Kate comeram no casamento deles! Nessa época, tiveram até que acrescentar turnos noturnos para darem conta da demanda de pedidos, principalmente aqueles que seriam enviados por correio aéreo para o mundo todo.
Eu estive lá e provei!
Experimentei o bolo do Príncipe George.
Um dos bolos que mais vende, é o bolo comemorativo dos 25 anos de reinado da rainha Elizabeth II (Jubileu de Prata da Rainha).
Eles molduram as cartas que chegam de Buckingham e penduram nas paredes da confeitaria pra gente ler. É muito legal!
Abaixo, carta de agradecimento de Ronald Reagan, vindo da Casa Branca. A confeitaria mandou bolo pra ele também!
Em 2012, o bolo "Victoria de Eberbach" foi coroado "o melhor bolo da Alemanha".
Em 2022, a empresa Cafe Victoria foi vendida para a família Camaj.
As mais recentes especialidades de bolos que foram criados pelos confeiteiros foram: o bolo para o 60º Jubileu da Rainha Elizabeth II; o bolo para o nascimento do pequeno Príncipe George (Royal George Cake) e o bolo para o 90º Aniversário da Rainha Elizabeth II.
Esse é o link da confeitaria → www.cafe-viktoria.de/de/torten Nele tem fotos lindas do lugar, dos bolos e das charmosas caixas que eles usam para enviar as encomendas pelo correio. O site conta toda a história do Cafe, da sua relação com a Rainha Vitória e com a realeza britânica. Esse meu post é praticamente um resumo de toda a história que está escrita lá.
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.