Curiosidades/Informações Úteis sobre o Canadá

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

  • O Canadá é o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia. Sua fronteira com os Estados Unidos é a fronteira terrestre entre países mais longa do mundo. Porém, a população do Canadá não é tão grande em relação ao tamanho do seu território, porque a maior parte do país fica no círculo Polar Ártico, que é coberto de gelo e tem os solos congelados quase o ano todo. O Canadá é enorme mas possui apenas 38 milhões de habitantes. Pra se ter uma noção, o Brasil tem 212 milhões de habitantes. Você sabe quais são os Maiores e os Menores países do mundo? Leia AQUI 
 
  • Todo mundo pensa que Toronto é a capital do Canadá, mas não é! Toronto é a maior cidade do país, mas a capital é Ottawa
 
  • Com invernos bem rigorosos, as ruas podem parecer vazias, mas é uma ilusão. Graças ao sistema subterrâneo PATH, as cidades não param, mesmo com as temperaturas congelantes na superfície. Abaixo da terra, há quilômetros de túneis, lojas, restaurantes e várias outras atrações. Vou falar mais disso depois.

 

Quando ir

Eu estive no Canadá no mês de abril, ou seja PRIMAVERA. Mas isso é só teoria num país tão perto do Pólo Norte! Não vi nada de primavera, nada de flor, nem sequer uma folhinha nas árvores. Pelo contrário, peguei neve e um vento congelante que quase carregava a gente!! Estava frio demais! Quer um conselho? Se quiser ver VIDA no Canadá, vá no verão. E mesmo assim, leve blusa de frio rs. 

            Mês de abril.

 

         Primavera no Canadá!

 

Brasileiros precisam de visto!

Assim que pousamos em Toronto, a alfândega foi rápida e eficiente. Tudo à base de máquinas que lêem os passaportes. Nada de carimbos ou agentes federais. Guichês com agentes, só para quem tinha problemas detectados pelas máquinas. 

Para entrar no Canadá, nós brasileiros precisamos ter um visto. É fácil e rápido de conseguir. É tudo feito online e para quem já tem o visto americano é mais rápido ainda, pois eles são interligados. A gente já tem que viajar com o visto emitido, lógico. E não precisa imprimir porque fica no sistema. A máquina da alfândega já lê tudo.

Para tirar o visto canadense, clique aqui  vistocanadaeta.com/eletronic-travel-authorization/

          Alfândega em Toronto.

 

Abuse dos Trens e Metrô

Assim que pegamos as malas, já fomos para o terminal de trens. Paguei 12,50 dólares canadenses pelo trajeto do aeroporto até a Estação Central de Toronto. O trem parece um avião de tão confortável e eficiente, e é super preparado para os viajantes com malas gigantes.

O Canadá possui uma sensacional rede de metrôs, premiada como sendo uma das melhores da América do Norte. 

 

Chip de Celular

Como íamos ficar muitos dias, comprei um chip da Fido (operadora de celular). Paguei 45 dólares canadenses, com conta pós paga de 3G. Funcionou super bem no país todo! Usei bastante o GPS e redes sociais. É só entrar em uma loja deles levando o passaporte, e a gente já sai com o chip funcionando. Foi super fácil. A conta chegou depois por e-mail. Eu paguei pela internet mesmo. Mas atenção: NÃO faça ligações, porque senão a conta vem super cara. Faça apenas ligações pelo whatsapp, aí é tranquilo.

 

A Moeda

No Canadá, a moeda é o dólar canadense. Quando eu viajo para países diferentes, gosto de fotografar o dinheiro local. As notas sempre falam de algo histórico do país. No caso do Canadá, as notas de 100 dólares canadenses mostram a sensacional invenção deles, a Insulina

O pesquisador Fredrick Banting, juntamente com sua equipe da Universidade de Toronto, foram os responsáveis pela criação da insulina, em 1921. Até então, a Diabetes matava aos poucos. À partir da invenção, a doença passou a ser controlada. A invenção recebeu o Prêmio Nobel e continua salvando vidas até hoje.

 

A Língua

O Canadá é um país bilíngue, tendo o inglês e o francês como idiomas oficiais. A maioria das cidades do oeste do país têm o inglês como primeiro idioma. À medida que vamos para a costa leste, mais francês vamos ouvindo. Mas em todo o país, as pessoas falam as duas línguas fluentemente. Nas placas e avisos, tudo é escrito nas duas línguas! E muitas pessoas falam a mesma frase duas vezes, nos dois idiomas. É muito rápido, e muito interessante de ver. Em Toronto fala-se mais o inglês.

 

Relação entre Canadá e Reino Unido

Ottawa é a capital do Canadá! Embora Toronto seja a maior cidade do país, muita gente pensa que é a capital. Mas na verdade, a sede governamental fica em Ottawa, que foi declarada capital do Canadá em 1867, escolhida pela Rainha Victoria. 

O Canadá é uma federação democrática composta por um Parlamento (dirigido por um Primeiro Ministro) e uma Monarquia Constitucional (tendo a rainha Elizabeth II como chefe de Estado). Esse é o símbolo dos laços históricos entre o Canadá e o Reino Unido. 

O Primeiro Ministro é Justin Trudeau (2018), e a foto da Rainha Elizabeth aparece sempre lado à lado com a dele, principalmente nas repartições públicas. 

 

A Rainha Elizabeth não é rainha da Inglaterra apenas, ela é a rainha do Reino Unido inteiro, além das outras 15 nações que fazem parte da Commonwealth.

Os Reinos da Commonwealth ou “Comunidade das Nações” são formados por 16 monarquias constitucionais parlamentaristas que possuem o monarca do Reino Unido como seu chefe de estado simbólico. No entanto, mesmo com o chefe de estado compartilhado, os países são totalmente independentes e cada um comanda seu próprio governo. Alguns exemplos: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica, etc.

Você sabe qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Betanha e Reino Unido? Clique AQUI para ler

 

Tim Hortons Cafe

É impossível falar de Canadá sem falar da rede de fast food que eles tanto amam: a Tim Hortons. A gente vê um a cada esquina! É uma ótima dica para tomar café da manhã, pra variar do hotel.

A rede foi fundada por um jogador de hockey em 1964, em Hamilton, na província de Ontário. É uma rede de cafés (uma espécie de Starbucks canadense) que vende donuts coloridos, muffins, cookies, croissants, bagels, sanduíches, e outras delícias. 

E não tem como falar em Tim Hortons e não citar o café apelidado de double-double, que vem com uma medida considerável de creme. Ele é o café mais vendido no país.

 

A Folha da Maple

Outra coisa que vc vai ver por todo canto no Canadá é a folha da árvore Maple.

A árvore da Maple ou Bordo é cheia dessa folha pontuda, que é o símbolo da bandeira do Canadá. A bandeira canadense é relativamente jovem, pois foi implantada apenas em 1965. Antes disso, a bandeira do Canadá e da Inglaterra eram praticamente a mesma.

O xarope da árvore Maple tem um sabor bem característico, com uma textura parecida com o mel de abelha. A calda é muito usada com panquecas no café da manhã do canadense, crepes, waffles e sorvetes. É vendido em vidrinhos com o formato da folha, e é uma ótima sugestão de suvenir para trazer para os amigos.

 

Poutine

Poutine é um prato bem tradicional do Canadá. Foi criado em Québec, mas é consumido em todo o país. É feito de batata frita com coalhada e queijo cheddar, cobertos com um molho bem quente, que pode ter carne moída ou não.

 

Leia também:

Toronto

Québec

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.