Provence França

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

A região da Provence fica no sul da França, no coração da cadeia de montanhas dos Alpes franceses, e vai até a Côte d'Azur, famoso balneário de verão com praias lindas e luxuosas, mais conhecida como Riviera Francesa. 

É uma região bastante bucólica e rural, com cidades bem pequenas e simples. As estradinhas que ligam uma cidade à outra são lindas. Olha que estrada! Esse é o símbolo da Provence, estradinhas bucólicas e planas, com árvores isoladas no meio de campos de trigo, contrastando com a paisagem.

  Essas são as árvores típicas da Provence, por isso é o símbolo da marca de cosméticos L'Occitane, com sede na cidade de Manosque.

 

Olha o charme das cidadezinhas que vamos encontrando pelo caminho. As estradas passam dentro dos vilarejos, que são minúsculos. A gente passa por eles num piscar de olhos.

 

Gordes

Gordes é um vilarejo todo esculpido em pedras, construído no topo de um morro. Fica na região de Alpes de Haute-Provence, nos arredores das cidades de Moustiers-Ste-Marie e Ste-Croix. A cidade é uma pérola no meio das montanhas. 

Gorges vilarejo lindo da Provence sul da França e fica no caminho da Rota das Lavandas Ana Cassiano

Na estrada Route de Cavaillon, um pouco antes de chegar em Gordes, há uma parada chamada Point de Vue de onde temos essa vista maravilhosa do vale.

Gordes é uma cidade minúscula, mas é muito linda e charmosa. Tem uma igreja e um castelo renascentistas, uma praça super badaladinha, cheia de restaurantes e lojinhas típicas da Provence. Repito: a cidade é linda linda linda! Faz parte da Rota das Lavandas 

  Com minha amiga Márcia Bartho almoçando em Gordes.

 

Abadia de Sénanque

Abadia de Sénanque trata-se de um dos postais mais clássicos da Provence. Fica à 4 km do centro de Gordes, no Luberon. O lugar muito bonito, vale a pena visitar. 

O mosteiro foi fundado em 1148 para abrigar monges empobrecidos. Os monges que vivem em Sénanque cultivam lavanda e cuidam das abelhas como meio de vida. 

A entrada no mosteiro é grátis. Visitas guiadas custam 8 euros, mas pode andar por todo o local de graça. Dentro do mosteiro tem uma cafeteria e uma lojinha que vende produtos de Lavanda. O dinheiro da lojinha é revertido para as despesas dos monges.

Saiba horários de funcionamento e outras informações no Site oficial →https://www.senanque.fr/en/

Abadia de Sénanque Rota das Lavandas Gordes Provence Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano

 

Sault e Banon

No Plateau d’Albion, ao norte do Luberon, as cidadezinhas medievais são lindas e minúsculas. As vilas mais bonitas são Sault e Banon.

A cidade de Sault é especialmente linda e charmosa. Na verdade é um vilarejo medieval, erguido numa colina que tem vista privilegiada para o vale. As casas misturam o estilo provençal com o estilo medieval, criando uma arquitetura única e encantadora.

Sault cidade da Provence faz parte da Rota das Lavandas, os mais belos campos de lavanda da Provence quando florescem? Ana Cassiano na Provence anacassiano

As fotos abaixo são do vilarejo de Banon.

 

Manosque

A segunda vez que fui à Provence usei Manosque como base para explorar a região, ou seja, me hospedei na cidade e cada dia fazia um passeio diferente voltando à Manosque no fim do dia. 

É uma cidade maiorzinha se comparar com as outras miúdas da Provence. Por isso tem mais estrutura turística, como hotéis, restaurantes e postos de gasolina. 

Em Manosque eu fiquei hospedada no Ibis. É um hotel mais simples porém a gente volta tão cansado no final do dia que só quer saber de banho e cama. Então não justifica pagar hotel caro. 

Atenção: Encha o tanque de combustível do carro porque nem todas as cidadezinhas da Provence tem postos de gasolina! Eu passei um sufoco na primeira vez que fui. Deixei o tanque chegar na reserva e quase fiquei sem combustível porque rodei bastante e não encontrava postos pelo caminho. Por sorte consegui retornar à Manosque, mas foi por pouco!

Perto de Manosque ficam os Campos de Lavandas mais bonitos quando estão floridos (julho e agosto), por isso, nessa época do ano, a cidade fica cheia de turistas hospedados. E a fábrica matriz da L'Occitane também fica em Manosque, atraindo ainda mais visitantes.

 

L'Occitane

Na estrada chegando em Manosque já aparecem placas que nos guiam até a famosa fábrica de cosméticos, que fica no Parc Industriel de Saint Maurice

Visita na L'Occitane en Provence Rota das Lavandas sul da França Blog da Ana anacassiano

A fábrica oferece visitas guiadas (em francês e inglês) mas você precisa agendar antes através do site oficial →CLIQUE AQUI

Na frente da fábrica tem uma cafeteria bem charmosa, um museu da lavanda e a loja da L'Occitane, que mesmo por ser loja de fábrica, não tem nada mais barato que as outras lojas da rede. Mas é irresistível! Duvido que vc saia de lá sem uma sacolinha nas mãos.

 

Valensole

Valensole é uma cidadezinha simples, pacata e bucólica. Aliás, quase toda a Provence é assim. Tem uma praça com uma fonte de água refrescante (o verão é muito quente nessa região!), com muitas lojinhas artesanais que vendem artigos de lavanda e alguns restaurantes. 

Valensole cidade da Provence Rota das Lavandas Blog da Ana Cassiano anacassiano

Em Valensole, o prato típico é o provençal de frutos do mar. Todos os restaurantes são decorados com ramos de Lavanda, lindo! Aliás, tudo lá era lilás, toalhas de mesa, guardanapos, tudo!

 

Les Pénintents des Mées

Na autoestrada A51 em direção a Manosque, tem uma impressionante formação rochosa que se destaca na paisagem conhecida como Les pénintents des Mées (Os penitentes de Mées). O paredão visto de longe, lembra um grupo de penitentes em posição de oração, e que pode ser facilmente vista da estrada. Durante a noite, o paredão recebe uma iluminação espetacular.

 

Digne-les-Bains

Digne les Bains foi uma das cidades onde dormimos. A cidade é linda demais, maior que as outras dos arredores, com shoppings, mercados, Mc Donalds, hotéis, enfim bem mais estruturada. Tem um paredão rochoso incrível, onde a cidade acaba. A gente fica boqueaberto olhando pra cima, para aquele rochedo enorme. A gente se sente pequeno, muito pequeno perante aquela obra da natureza.

 

Poimoisson

Poimoisson é uma cidadezinha simples mas bem característica, com casarões rústicos e janelas e portas pintadas de lilás, a cor da lavanda! Passamos por ela bem rapidamente.

 

Gordes du Verdon

Gordes du Verdon fica no meio de um dos cenários mais impressionantes da Europa: A Garganta do Rio Verdon! O rio Verdon corre por um vale profundo, formando um cânion, uma impressionante “garganta”. Por isso o nome “Gorges du Verdon” (gargantas do rio Verdon!). 

O cânion foi esculpido pelas águas por milhares de anos, moldando a rocha calcária que é considerada “macia”. A água do rio é de uma cor turquesa impressionante, em função dos sedimentos vindos dos minérios existentes nas rochas. A cor da água é essa mesmo, não é Photoshop não! Aliás, toda água que vem dos Alpes tem essa cor.

O rio corre por entre falésias altíssimas. Muitas delas possuem cidadezinhas no topo. 

Num determinado trecho, o rio desagua no Lago Saint Croix, um espetáculo à parte.

As estradas que atravessam o Parque Natural do Verdon possuem paisagens magníficas! É um lindo passeio que mostro agora a seguir. 

 

Parque du Verdon

Separamos um dia para passear de carro pela Reserva Natural do Parque du Verdon. Seguimos por duas estradas estreitas, as rodovias D952 e D23. Essa é chamada de Rota de Napoleão, bem no meio dos Alpes

Eu nunca tinha visto uma estrada tão bonita como essa! 

Curvas e mais curvas, sinuosas e constantes, um caminho perigoso, mas imperdível. Tem vários mirantes onde podemos parar e contemplar a paisagem. 

A estrada é cheia de cidadezinhas que a gente vê ao longe e túneis rasgando os rochedos para o carro passar. Lá do alto, vemos em alguns trechos do rio Verdon e sua cor turquesa incrível! 

Imagine você dirigir numa estrada onde cada quilômetro proporciona um ângulo diferente p aquela foto maravilhosa, e onde depois de cada curva tem uma paisagem de deixar o queixo caído, que te obriga a estacionar toda hora para admirar! Não há palavras para descrever. Parece um filme!

Eu nunca mais vou esquecer o visual do Parque do Verdon!

 

Nice

Nice é a maior cidade da Provence. Fica no litoral, na chamada "Costa Azul" do Mar Mediterrâneo, famoso balneário de verão com praias lindas e luxuosas, mais conhecida como Riviera Francesa. Nice é a segunda cidade mais visitada da França depois de Paris

Estando na Provence, não perca a oportunidade de conhecer Nice. Lá tem muitos pontos turísticos maravilhosos, ótimos restaurantes e lindas praias. Para ler sobre Nice e saber o que fazer na cidade →CLIQUE AQUI

 

Mônaco

Mônaco é um Principado (mini país) que fica na Provence quase na fronteira com a Itália, na região do Mar Mediterrâneo. O país é tão pequeno que possui uma faixa de mar de apenas 3 Km.

Mônaco é o segundo menor país do mundo, com um território de apenas 2 quilômetros quadrados e 37,4 mil habitantes (2020). Em tamanho só perde para o Vaticano. 

Você sabe quais são os Maiores e os Menores países do mundo? Clique AQUI 

1 dia é suficiente para conhecer Mônaco. Esse é um destino que merece ser visitado principalmente se você estiver na região da Riviera Francesa (Côte d'Azur). Fica bem perto de Nice (22 Km).

Para ler sobre Mônaco e saber o que tem de legal para conhecer por lá →CLIQUE AQUI

 

Os Campos de Lavanda da Provence

O que deixa a Provence mais famosa mesmo são os Campos de Lavandas. O solo provençal é propício para o cultivo das lavandas por causa da altitude e do clima. 

Atravessando a Provence de carro vimos ao longo da estrada plantações e mais plantações de perder de vista de Lavandas que durante o verão se enchem de flores e perfumam intensamente o ar.

Mas atenção: Os campos só florescem num curto período de tempo. Somente durante 2 semanas, entre julho e agosto. Se a sua intenção é ver as Lavandas, tem que se programar senão perde a floração.

Para ler tudo sobre os Campos de Lavandas da Provence, quando ir e onde se hospedar →CLIQUE AQUI

 

Girassóis da Provence

Não posso deixar de dizer que na Provence não há somente lavandas. Tem também os Girassóis! Plantações e mais plantações dessa exuberante flor. 

CURIOSIDADE: Muita gente pensa que o girassol fica voltado para a direção do sol, mas na verdade é o contrário! Ele fica CONTRA o sol. Eu explico tudo lá no post sobre os Girassóis da Provence. Clique AQUI  para ler

 

Leia também:

Outras cidades e passeios pela França

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.