Outlander em Inverness Escócia
Inverness é a maior cidade do norte da Escócia e é considerada a capital das Highlands. Na série Outlander, Inverness foi filmada na cidade de Falkland, o que gera muita confusão na cabeça dos fãs.
Para ler tudo sobre Outlander em Falkland clique AQUI
A cidade de Inverness mesmo não apareceu nas filmagens. Mas é um lugar imperdível para quem é fã de Outlander, porque lá perto ficam dois pontos turísticos muito marcantes na série, que são o Clava Cairns e o Campo de Batalha de Culloden.
Clava Cairns
Em Outlander, Claire vai à um círculo de pedras, e ao tocar nelas, viaja no tempo há 200 anos no passado. Na verdade, Craigh na Dun não existe. As cenas foram filmadas em Kinloch Rannoch.
Para ler tudo sobre Outlander em Kinloch Rannoch clique AQUI
rs, Aloka!
Lá em Kinloch Rannoch as pedras foram cenográficas, mas existem diversos círculos de pedras reais na Escócia! Uma das inspirações de Diana Gabaldon (escritora de Outlander) foi Clava Cairns, que fica perto de Inverness.
Quem é fã da série e quer ter o gostinho de tocar nas pedras como Claire, é só ir em Clava Cairns. Lá, as pedras são de verdade!
Clava = Túmulo e Cairn = Pedra
O monumento Clava Cairn é um túmulo circular usado na Idade do Bronze. Há cerca de 50 túmulos iguais à esse na região de Inverness. Clava Cairns é considerado um dos locais mais misteriosos da Escócia, com teorias que vão desde viagens por outras dimensões até abduções alienígenas.
Ao redor do túmulo ficam as pedras verticais formando um círculo; o Círculo de Pedras! Como em Outlander!
Para ler tudo sobre o Clava Cairns em Inverness e como chegar lá, clique AQUI
A Noite de Samhain
Samhain (é um nome gaélico) era um ritual pagão que comemorava a passagem do ano pelos celtas gauleses. Marcava o fim da época da colheita e o início do inverno.
Era uma celebração bastante mística para os celtas. Há relatos em que durante o Samhain, os elfos podiam ser vistos pelos humanos, e que a fronteira entre o "Outro Mundo" e o "Mundo Real" não existia nesse dia. É como se abrisse um portal.
Na noite de Samhain, acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, em busca de alimento e o calor das lareiras. De acordo com as tradições da época, isso não era uma crença do mal, nem mesmo um culto aos mortos. Mas que foi erroneamente chamado de “Noite das Bruxas” e associado ao Halloween à partir do século 19.
O Samhain foi o ritual que deu origem ao Halloween. Leia tudo sobre isso AQUI
Inspirada nos relatos e lendas, a autora da série Outlander introduziu na trama os rituais da Noite de Samhain que aparecem lindamente nas cenas do primeiro episódio da temporada 1, mostrando o círculo de pedras.
E como Outlander tem tudo a ver com o ritual do Samhain (que deu origem ao Halloween), Sam Heugham - ator de Outlander - publicou em suas redes sociais em 31 de outubro 2020, Dia das Bruxas: "Samhain. Hoje à noite, o limite entre esse mundo e a vida após a morte fica mais estreito e os espíritos podem atravessar... talvez por isso pareço tão pálido. Feliz Halloween para todos!"
Campo de Batalha de Culloden
A Batalha de Culloden foi uma parte importante na série Outlander. Mas não foi só na ficção não. Essa batalha aconteceu mesmo, de verdade, e acabou com o sistema de clãs que existia na Escócia no século 18.
Moor significa "pântano". Essa região já foi uma grande área de pastagens, por isso o nome Culloden Moor.
O Campo de Batalha de Culloden fica em Inverness. É um local de grande importância para a história da Escócia. Foi nesse local que centenas de jacobitas perderam suas vidas lutando para tentar colocar um rei escocês no comando do Reino Unido.
Em Outlander, Claire e Jamie se despedem antes dessa batalha decisiva acontecer e separar os dois.
A Batalha de Culloden aconteceu no dia 16 de abril de 1746. Até hoje existem as pedras gravadas com os nomes dos clãs que lutaram naquele dia.
Em Outlander, Claire visita o Campo de Batalha ainda casada com Frank.
Anos depois, ela retorna ao local e visita a lápide do Clã Fraser, família de Jamie.
Essa torre de pedras que aparece em Outlander existe realmente. É um monumento que fica em Culloden em homenagem aos highlanders que lutaram pela causa jacobita.
O Campo de Batalha de Culloden é aberto ao público e gratuito! Tem uma ótima estrutura para receber turistas, com estacionamento, banheiros, restaurante, lojinha de souvenirs e um Museu.
Para saber tudo sobre a visitação no Campo de Batalha de Culloden em Inverness clique AQUI
Outlander em toda a Escócia
Organizei minhas visitas às locações de Outlander por regiões. Para ver é só clicar:
- Outlander em Edimburgo
- Outlander em cidades próximas de Edimburgo
- Outlander em Glasgow
- Outlander em Inverness
- Outlander em Pitlochly
- Outlander no Vale Glencoe
Dicas para fazer o Roteiro Outlander pela Escócia clique AQUI
Para ler Roteiro Completo Outlander por toda a Escócia clique AQUI
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.