Reserva Indígena Bertioga (SP) Brasil
A Aldeia Guarani Rio Silveira está situada no quilômetro 183 da rodovia Manoel Hipolyto Rego (SP-055), na divisa entre Bertioga e São Sebastião, em Boraceia, bairro da região sul de Bertioga.
A aldeia recebe visitas organizadas. Tem que agendar antes de ir. Contato através dos seguintes telefones, ou na Prefeitura de Bertioga.
(12) 3867-9212 / (12) 3867-6310 / (13) 3319-9150
A entrada é grátis, mas doações são bem-vindas.
O SESC Bertioga costuma organizar visitas guiadas.
Visitei a reserva indígena Tupi-Guarani em Bertioga, Aldeia do Rio Silveiras, litoral de São Paulo. Esse foi um projeto que executei sobre Turismo Responsável. Roteiro de um dia inteiro, imersão total na cultura indígena, caminhada pela mata e cachoeiras, acompanhado por moradores da aldeia.
A Aldeia do Rio Silveira ocupa uma área de quase mil hectares na praia de Boracéia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião. O espaço abriga cerca de 500 índios que cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e apresentam aos visitantes suas danças, músicas e culinária típica. É possível comprar artesanato e plantas ornamentais. O valor arrecadado ajuda a manter a aldeia.
A aldeia conta com uma escola especial para aproximadamente 350 crianças indígenas. Preservando sua cultura, os nativos mantêm as práticas comuns como a caça, cultivo de palmito, mandioca e milho, confecção de armamentos e pintura tradicional.
Na comunidade há também atendimento na área da Saúde.
Nossa visita à aldeia.
A Trilha
Há uma trilha que leva até a cachoeira. A trilha é em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica e somos acompanhados por um guia indígena.
-
Grau de dificuldade: Médio.
-
Distância: 2Km.
-
Tempo médio de percurso: 4 horas (ida e volta).
Leve água e lanches em uma mochila.
Leve protetor solar e repelente.
Use calçados confortáveis que possam molhar.
Este solo é considerado sagrado para a aldeia. Para caminhar aqui, temos que tirar nossos sapatos.
Voltando da trilha, conhecemos um pouco da cultura deles bem de perto, podendo conversar com o Pajé, o Cacique e as famílias que vendem seus artesanatos e fazem a pintura corporal nos turistas. Há uma feirinha de artesanatos e palmito natural, como forma de geração de renda para a aldeia.
A aldeia mantém uma página no Facebook → Aldeia Indígena Guarani Rio Silveira | Facebook
Leia também:
Aldeia Indígena Tupi-Guarani do Pico do Jaraguá São Paulo capital
Amazônia → Aldeia Indígena Tatuyós
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.