Nobres, Bom Jardim e Lago do Manso - Mato Grosso

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 

 

Nobres é uma pequena cidade do interior do Mato Grosso que fica a 143Km de Cuiabá, cerca de 2 horas de carro.

As principais atrações turísticas da região de Nobres são os rios cristalinos com águas cor do Caribe! Os balneários formam aquários naturais, onde os turistas podem descer flutuando calmamente enquanto apreciam os peixes e outros animais em habitat natural.

É o mesmo tipo de turismo que BONITO no Mato Grosso do Sul. A diferença é que aqui em Nobres é menos tumultuado e há menos aglomeração de turistas. O pessoal da região costuma brincar dizendo que Nobres não é "Bonito", Nobres é lindo!

 *Foto do site Viaje na Viagem

 

Bom Jardim é o vilarejo de Nobres que serve de base para quem quiser ficar hospedado na região. É uma cidade simples, bem rural e tranquila, mas é cheia de pousadas.

 Bom Jardim.

 

O Que Fazer na Região de Nobres e Bom Jardim

A principal atividade na região de Nobres e Bom Jardim é aproveitar o dia em balneários. As pessoas compram o voucher das agências de turismo que dá direito de fazer várias atividades, ou pagam para passar o dia em algum lugar (Day-Use). Hospedando-se em alguma pousada de Bom Jardim, a agência passa para buscar e leva até o atrativo.  

ATENÇÃO: Existem vários tipos de passeios, flutuação em rios, cachoeiras, tirolesas, trilhas, mirantes, para todos os gostos e graus de dificuldade. O mais importante é pesquisar qual o tipo de atividade que você quer fazer e procurar uma agência de turismo local para te auxiliar. As agências explicam tudo direitinho, vendem os pacotes e dão um voucher para entrar nos atrativos. Em Bom Jardim tem várias agências e muitas vezes a própria pousada já vende os pacotes.

  • Tem que fazer reserva antes, principalmente em períodos de férias ou feriados prolongados, porque a procura é grande e os lugares têm capacidade limitada.

Minha Guia de Turismo local foi a @GeucileneLima (da agência @AmantesDaNaturezaMT) Contato: (65) 98459-6876

Muito importante saber: Em todos os balneários da região é proibido utilizar filtro solar e repelentes, para não contaminar a água e interferir no ecossistema local.

 

Aquário Encantado

Custos: 

  • Flutuação: 90,00 por pessoa 
  • Almoço: 65,00

 

O Aquário encantado fica em Bom Jardim. É uma propriedade privada onde o dono construiu uma boa estrutura turística para receber visitantes.

A visita consiste em pegar um trator que leva até o rio Salobra para fazer a flutuação. No trator, as pessoas já vão vestidas apropriadamente, com os equipamentos para o mergulho com os peixes. O local oferece coletes salva-vidas, máscaras de mergulho, sapatilhas de neoprene e boias. O empréstimo dos equipamentos está incluído no preço do ingresso. Eles também alugam as câmeras GoPro (50 reais) para o turista tirar fotos e filmar à vontade debaixo d’água. No final da flutuação, o pessoal envia o material gravado para cada pessoa. 

O trator vai até a entrada da mata, onde as pessoas desembarcam e andam mais um pouquinho por uma pequena trilha na mata. É bem tranquilo, plano e tem uma passarela de madeira para as pessoas caminharem. O tempo todo tem um guia que vai acompanhando o grupo.

Depois da caminhada, a gente chega em um tablado de madeira que fica suspenso sobre o rio. Ali, o guia explica sobre os peixes, sobre o rio, e passa as medidas de segurança. Ele dá um rápido treinamento para quem não tem experiência em flutuação (ou se sente inseguro), e mostra que é só soltar o corpo e seguir o ritmo da correnteza. 

Duas regras importantes têm que ser seguidas: Não passar repelente nem protetor solar para não contaminar a água. E não pisar no fundo, para não revirar a areia e comprometer a visibilidade da água.

A água é cristalina e dá para contemplar dos peixes com nitidez. A cor da água é e de um azul maravilhoso, isso devido ao magnésio presente na sua composição, além do calcáreo das rochas que ajudam os raios solares refletirem com mais intensidade. Nos dias de sol, a cor da água e os mergulhos ficam melhores e mais bonitos.

O lago natural não é muito grande, mas é bem fundo. O centro chega a atingir 6 metros de profundidade.

Os turistas descem o rio calmamente, flutuando e olhando o habitat subaquático com as máscaras de mergulho. O tempo de flutuação de cada grupo é controlado, para que durante o dia, vários grupos possam usufruir da experiência.

Sobre a infraestrutura do lugar: Tem um bom estacionamento, um bom restaurante e bons banheiros. 

Tem também uma área com muitas árvores, redes e bancos para as pessoas relaxarem antes ou depois de fazerem a flutuação no rio.

 

Refúgio Água Azul

Custos: 

  • Flutuação: 130,00 
  • Tirolesa e Banho: 90,00 
  • Almoço: 70,00 

 

O Refúgio Água Azul, fica localizado ao lado do aquário encantado. O local oferece flutuação de 800 metros em superfície, incluindo os equipamentos e o acompanhamento de um guia local. 

Fica no meio de uma mata fechada com um cerrado maravilhoso que o turista pode aproveitar com muita sombra. Tem também uma tirolesa de 66 metros que cai direto no rio. 

 Entrada da trilha na mata.

 Tirolesa.

 

O espaço de águas do Refúgio Água Azul é bem maior que o Aquário Encantado e o tempo de permanência na água é ilimitado. As pessoas podem ficar o tempo que quiserem. 

Se o turista preferir, o local tem área de camping. Um belo gramado arejado, com banheiros e vestiário. 

 

Balneário Estivado

Custos: 

  • 10,00: Entrada e banho no lago com os peixes 
  • O consumo no restaurante é pago à parte

 

O Balneário Estivado fica bem na vila de Bom Jardim. É um restaurante aos pés de uma lagoa de água cristalina e repleta de peixes. A lagoa tem aproximadamente 1 metro de profundidade. É um atrativo seguro para crianças, muitos adultos curtem nadar lá também. O restaurante é bem bonito. Tem um tablado de madeira com mesas e cadeiras ao ar livre e um grande quiosque com telhado de palha no centro. Costuma aparecer alguns macacos para "roubar" a comida, mas o pessoal se diverte com isso.

 O estacionamento é grátis e fica bem na entrada do balneário.

 

Mirante do Cerrado

Custos: 

  • Day-Use: 185,00 
  • Tempo livre nas Piscinas e Toboágua 
  • 1 Descida na Tirolesa 
  • 1 Passagem na Ponte Suspensa 

 

O Mirante do Cerrado é uma pousada bem charmosa que fica em um lugar privilegiado de Bom Jardim, com uma vista linda. 

Mesmo para quem não estiver hospedado no local, o Mirante do Cerrado abre suas portas para o público em geral que queira usufruir de toda bela estrutura, pagando uma diária (Day-Use). Assim os visitantes aproveitam as atrações do lugar durante um dia inteiro.

 A piscina é um charme, tem formato de peixe.

 

 O local oferece várias atividades como toboágua, arvorismo e tirolesa.

 

O Mirante do Cerrado tem uma das maiores e mais estruturadas tirolesas do Mato Grosso, com 700 metros de extensão e 40 metros de altura, que atinge uma velocidade de até 68 km por hora. A volta é feita por quadriciclo.

 Embarque da tirolesa.

 

 Entrada do Mirante do Cerrado e estacionamento.

 

Site oficial do Mirante do Cerrado com todas as informações, clique AQUI

 

Lago do Manso

O Lago do Manso fica cerca de 90 km de Cuiabá. É visita obrigatória para quem vai à Nobres ou à Chapada dos Guimarães.

É um lago muito grande. Na verdade, é uma represa que entrou em operação em 2001 com o represamento dos rios Manso e da Casca. Com isso, se formou um lago artificial de 470 km2 que alimenta as turbinas de geração de energia elétrica.

 *Foto: VG Notícias.

Às margens do lago fica o Morro do Chapéu e o Morro do Navio, dois monumentos que a natureza esculpiu durante milhares de anos. 

O lago é perfeito para banho e a prática de esportes náuticos. Ao redor do lago existem algumas pousadas e restaurantes/day use. Há também um resort de luxo, o Malai Manso Resort.

 Marina Morro do Chapéu, Condomínio Portal das Águas.

 

 Teka, minha guia de turismo local.

 

Passeios Bate-Volta de 1 Dia Saindo de Cuiabá

Se você estiver hospedado em Cuiabá, alugue um carro! Tem vários atrativos turísticos num raio de 200 quilômetros ao redor da cidade e por isso, ter um carro alugado para explorar a região será bem interessante. 

 Passeios bate-volta de 1 dia saindo de Cuiabá: além de Nobres, Bom Jardim e o Lago do Manso tem também o Pantanal e a Chapada dos Guimarães

 

Leia também:

Cuiabá, capital do Mato Grosso

Chapada dos Guimarães

Pantanal

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.