Bern, a capital da Suíça

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Bern é a capital da Suíça. Muita gente pensa que é Zurique, mas não é. Em Bern fica o Parlamento Suíço, que funciona como centro político do país. 

Bern é pequena e dá para ser visitada em 1 dia. Fica à 1 hora e 20 minutos de carro de Zurique e à 1 hora de Luzern. É uma cidade bem tranquila com ares de vila.

A cidade foi construída em torno de uma curva do Rio Aar. Foi fundada no século 12 e possui uma arquitetura medieval muito bem preservada. Por isso, em 1983 entrou na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial.

Foi a cidade escolhida por Albert Einstein para morar e nela ele criou a famosa Teoria da Relatividade.

Em um passeio de 1 dia pela cidade, percorremos as ruas do centro histórico à pé e com calma, observando cada detalhe da fantástica arquitetura. E também exploramos as pontes sobre o Rio Aar, que atravessa a cidade.

 

Relógio Zytglogge e a Rua Kramgasse

A principal rua do centro histórico na verdade muda de nome 3 vezes: Marktgasse, Kramgasse e Gerechtigkeitsgasse. Mas é tudo uma rua só. É uma rua bem interessante, porque é cheia de lojas nas laterais, fontes de água (potável!) no meio da via e ao mesmo tempo, passam linhas do metrô de superfície, carro, pedestres, tudo junto! 

Outra coisa legal é que nas laterais da rua tem uns corredores que formam uma varanda, como se fosse uma extensão das fachadas dos prédios. Eles chamam de “rua coberta”. É bom pra não pegar chuva nem neve durante o trajeto. 

Mas o que mais chama a atenção na rua Kramgasse é sem dúvida a Torre do Relógio Zytglogge. É o ponto turístico mais famoso de Bern, o cartão postal da cidade. O Zytglogge é um relógio astronômico construído em 1530 que fica no alto de uma torre medieval. Ela já serviu de torre de guarda e prisão. 

O relógio indica data e semana, as estações e as fases da lua, a posição da Terra na sua órbita e os signos. De hora em hora acontece uma pequena performance dos bonequinhos do relógio enquanto ele está tocando (ursos, galo e bobo da corte). Turistas ficam na base da torre esperando por esse momento.

O relógio tem dois lados diferentes. Quando atravessamos o arco que fica abaixo dele, percebemos que no outro lado ele tem outra cara.

 

Ponte Kirchenfeldbrücke e o Rio Aar

A Ponte Kirchenfeldbrücke atravessa o rio e nos dá uma linda panorâmica da cidade. De um lado a gente avista a bela Catedral de Bern e do outro, o prédio do Parlamento. 

A água do Rio Aar tem uma tonalidade esverdeada, é muito bonito. O legal é atravessar a ponte à pé mesmo e ir parando para apreciar a paisagem.

OBS: A Ponte Nydeggbrücke é outra bela ponte de Bern que proporciona vistas incríveis da cidade. Vale à pena caminhar até ela. 

 

Casa de Albert Einstein

Einstein nasceu em Ulm na Alemanha. Eu já escrevi um post sobre lá. Clique AQUI para ler. 

Em 1902, ele se mudou para Bern onde se casou e teve seu filho. Em 1905 surpreendeu a comunidade internacional da física com a Teoria da Relatividade, provando que espaço, tempo, massa e gravidade estão totalmente relacionados. Lembra da fórmula? E = mc² 

Na rua Kramgasse nº49 fica o apartamento onde Einstein morou. O local pode ser visitado (preço 6 CHF) e os ambientes estão lá exatamente como o cientista deixou quando criou seus trabalhos mais importantes. No Museu Histórico de Bern, também chamado de Museu de Einstein, tem uma exposição permanente muito mais completa sobre o cientista. Mas esse apartamento mostra o lado mais pessoal dele, que ia desde o prazer de fumar cachimbo à paixão pela música.

Para mais informações sobre o local, esse é o link oficial →https://www.einstein-bern.ch/

 

Catedral de Bern

A bela Catedral de Bern é em estilo gótico e sua construção começou em 1421. A torre com 100 metros de altura foi concluída apenas em 1893. É a catedral mais alta da Suíça. Pode subir os degraus até o topo para ver a cidade do alto.

Na fachada da catedral tem uma linda cena do Juízo Final.

 

O Parlamento Suíço

Os diplomatas do Parlamento Suíço se reúnem no Bundeshaus, que é esse Palácio de estilo neo renascentista. 

Ao redor da praça onde ele fica tem vários outros prédios de arquiteturas belíssimas. A praça é sempre movimentada e acontecem eventos ao ar livre.

 

Você sabe o que é Helvetia?

Helvetia é o nome feminino personificado da Suíça, mais precisamente da região central do país que fica entre a Cordilheira do Jura (ao norte) e os Alpes (ao sul). Esse nome foi dado pelos antigos romanos por causa da tribo dos helvécios que viviam nessa região. Os suíços consideram a Helvetia como sendo a representação da “mãe pátria” e por isso encontramos a figura dessa “deusa romana” em várias coisas na Suíça, inclusive na moeda de 2 Francos.  

CH vem de Confederação Helvética, o outro nome dado à Suíça!

  • Por isso que o símbolo da moeda Francos Suíços é CHF. 

  • E nas estradas, a gente vê placas e adesivos nos carros com o símbolo CH

  • Sites e e-mails suíços têm a terminação "ch" (www. .. .ch)

 

O Idioma

Saiba que não existe o idioma “suíço”. O país é pequeno e faz fronteira com 4 países diferentes (Alemanha, França, Itália e Liechtenstein/Áustria). Por isso, os 3 idiomas oficiais da Suíça são: o alemão, o francês e o italiano. A língua falada em cada cidade vai depender da região em que ela está, mas geralmente a população fala os 3 idiomas.

Assim como em ZuriqueLuzern e Basel, Bern é mais uma cidade da Suíça onde se predomina o idioma alemão. Por isso, o nome das ruas e dos pontos turísticos são todos em alemão. É um alemão com sotaque de suíço rs, mas é alemão. 

   Suíça em alemão se escreve Schweiz (pronúncia: Schwáiz)

 

Os Ursos de Bern, A Origem do nome da Cidade

O nome Bern vem de Bär (urso em alemão). O urso é o animal símbolo da cidade. Diz a lenda que quando a cidade estava em construção foi lançado um desafio, o primeiro animal caçado nas redondezas batizaria o nome da cidade. Logo o duque se lançou numa caçada na floresta da região, regressando com um urso, que se tornou símbolo da cidade, hoje presente na bandeira e no brasão. 

Caminhando por Bern, podemos ver estátuas de ursos em vários lugares. Um urso e um caçador enfeitam uma das principais fontes da cidade, a que fica em frente à Torre do Relógio. 

Havia um local às margens do Rio Aar onde ursos de verdade ficavam soltos. Caminhando pela ponte, nós até vimos um! Mas parece que hoje em dia eles não estão mais lá. Foram transferidos para uma área no zoológico da cidade, em um espaço melhor para eles. O carinho pelos ursos é enorme por parte da população local.

  Quando eu fui, os ursos ainda viviam às margens do Rio Aar.

 

O Toblerone

Bern foi a cidade onde nasceu o famoso chocolate Toblerone. 

O Toblerone foi criado em 1908 pelos suíços Theodor Tobler e Emil Baumann, que eram confeiteiros em Bern. Acreditava-se que a sua forma triangular tivesse sido inspirada nos Alpes suíços, mas de acordo com os filhos de Theodor, o formato triangular se origina de uma pirâmide humana que as dançarinas do Folies Bergère fizeram ao final de uma apresentação que Theodor assistiu. 

  • O nome do produto combina o sobrenome do fundador Tobler com a palavra italiana torrone

  • O nome também contém as letras do local onde é produzido: Toblerone (bern)

  • No logotipo aparece um urso, o símbolo da cidade. 

Já fazem alguns anos que a empresa foi vendida a uma grande multinacional americana. Porém o Toblerone continua sendo fabricado em Bern. Os novos donos compreenderam a importância que o "Made in Switzerland" agrega à imagem do produto e resolveram manter a tradição.

 

Leia também:

Zurique e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Suíça

Fatos Importantes e Curiosidades sobre a Suíça

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.