Stirling - Escócia
Stirling é uma cidade da Escócia que fica à 65 Km de Edimburgo. É uma ótima opção de passeio para se fazer num bate-volta de 1 dia.
Stirling é uma cidade medieval, com vielas estreitas e prédios muito antigos feitos de pedra. A cidade é cheia de jovens, devido a sua universidade.
O turismo local gira em torno da Guerra de Independência Escocesa, da famosa Batalha da Ponte de Stirling e das lembranças e homenagens a William Wallace. Wallace foi um guerreiro que viveu no século 13 e liderou os escoceses em batalhas pela independência da Escócia contra a Inglaterra. Foi morto pela causa e hoje é o maior herói do país.
O filme Coração Valente, em que o ator Mel Gibson era o protagonista, mostra Stirling e a Batalha da Ponte de Stirling, onde William Wallace derrotou a Inglaterra.
Historicamente a cidade foi construída devido à proximidade com o Rio Forth, em cujas colinas foi construído o Castelo de Stirling, um dos mais importantes do Reino Unido.
Castelo de Stirling
Endereço: Castle Esplanade, Stirling FK8 1EJ (Preço→ £15) Site Oficial → www.stirlingcastle.scot/
O castelo de Stirling é o principal ponto turístico da cidade e atrai turistas do mundo todo.
Logo que entramos no castelo, chegamos à um belo terraço de onde é possível avistar toda a paisagem, com o Rio Forth e o imponente Monumento Wallace ao fundo.
Nesse terraço fica a estátua de Robert the Bruce, famoso rei escocês que lutou ao lado de Wallace e conseguiu a independência da Escócia após a morte do seu líder. (Existem vários filmes sobre isso, vale à pena assistir → www.youtube.com/watch?v=Ylq0-kJG-Uw)
A maioria dos edifícios encontrados dentro dos muros do castelo é dos séculos 15 e 16, mas construções no local são habitadas e usadas como ponto estratégico de guerra desde a Idade da Pedra.
Foi no Castelo de Stirling que foram coroados ilustres monarcas escoceses, incluindo a rainha Mary da Escócia. Em 1543, Mary foi coroada Rainha com apenas 6 meses de vida! Imediatamente, duas facções (uma inglesa e outra escocesa) entraram em confronto pelo poder. Para se proteger, a rainha mãe refugiou-se com sua filha Mary ainda bebê no Castelo de Stirling, onde foi coroada.
Para ler a intrigante história de vida de Mary Stuart, a Rainha da Escócia, clique AQUI
O Grande Salão foi recentemente restaurado, é o maior da Escócia e o primeiro do país a ter influência renascentista em sua arquitetura. Ali era onde ficava o trono do rei e foi originalmente construído em 1497.
O Palácio Real, onde moravam os monarcas, foi o primeiro em estilo renascentista (misturado com o gótico) construído em terras britânicas. O responsável por seu projeto foi o rei Jaime V (pai da rainha Mary da Escócia) que não chegou a ver o edifício completo, mas deixou sua marca única no Reino Unido.
No interior do castelo se encontram as famosas Stirling Heads, peças decorativas feitas de carvalho que enfeitavam o teto das salas do palácio. Muitas foram destruídas depois que um dos tetos do complexo caiu, mas as que sobreviveram estão no Castelo de Stirling e no National Museum of Scotland, em Edimburgo.
O castelo é decorado com belas tapeçarias, quase todas com o leão vermelho (símbolo da Inglaterra) e com o unicórnio (símbolo da Escócia).
Saiba porque o Unicórnio é o animal símbolo da Escócia, clique AQUI
Dentro das muralhas também ficam a Capela Real e os jardins, que são bastante floridos (na primavera e no verão)
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.