Sevilha - Andaluzia Espanha
Touradas, dança flamenca, ciganos, castanholas, sangria, Paella e todas as características que podem vir na sua cabeça quando se ouve falar de Espanha estão aqui na Andaluzia. É a região do sul do país, e as principais cidades são: Sevilha, Córdoba, Málaga, Granada, Ronda e Cádiz.
Essa parte da Espanha é fantástica! Linda, animada, festeira, ruas cheias de gente, calor, sol e praias.
Há séculos atrás, essa região foi ocupada pelos árabes, que deixaram características marcantes, na arquitetura, na culinária e na música. Depois, os árabes foram expulsos pela igreja católica, numa longa e sangrenta batalha. Vencendo a guerra, a igreja então construiu altares católicos dentro das construções árabes, e essa é uma característica típica dessa região, muito interessante de se ver.
Mesmo depois do domínio dos católicos, foi impossível apagar a forte herança deixada pelos Mouros. Por conta disso, a Andaluzia é um cruzamento único das duas culturas (árabe e cristã). É uma mistura mágica, que diferencia essa região de todo o resto da Espanha. Na música e na dança, essa mistura é muito clara! O flamenco é de origem árabe! É só prestar atenção, não tem como negar!
As cidades maiores são verdadeiros oásis no meio de um deserto seco e quente. É um deserto bonito. Não é de areia não. É um solo pedregoso, amarelado, com belas montanhas de rocha e a estrada passando no meio.
Há povoados pelo caminho, os "povos blancos". Têm esse nome porque literalmente todas as casinhas são pintadas de branco, e só a igreja é de outra cor.
Olha como lembra a Grécia!
A paisagem muda de repente para intermináveis plantações de oliveiras de perder de vista! Daqui sai o famoso Azeite Extra-Virgem espanhol.
Plantação de Oliveiras (azeitonas).
Flamenco
Sevilha é a maior e principal cidade da Andaluzia. Tem a classe cosmopolita das grandes cidades européias, a alma moura e um coração espanhol. Foi do porto de Sevilha que sairam as caravelas de Cristóvão Colombo, o descobridor da América. Rica em cultura e história, é uma cidade monumental. Por ser a capital do flamenco, é a mais caliente e festeira do país.
Mais que uma dança, o flamenco é uma expressão artística das alegrias e tristezas da vida. Forma de arte totalmente andaluza. Os ciganos foram os principais criadores, misturando sua cultura de influências indianas com o folclore mouro e com a música judáica e cristã. A coreografia nunca é ensaiada! Os "bailadores" improvisam de acordo com seus sentimentos no momento, seguindo o ritmo da guitarra (violão).
Nesse dia eu fiz um vídeo da apresentação, assista:
Plaza de Toros de La Maestranza
A Arena de Touradas de Sevilha é muito famosa. É uma das mais antigas da Espanha e se diferencia por ser oval, e não circular como todas as outras. É chamada também de Plaza de Toros de La Maestranza. É aberta para visitação, tem um guia que explica tudo direitinho e ao lado funciona um museu bem legal, que mostra a historia das touradas na cidade. Tem que ir! Tem que ir no museu, porque numa tourada eu não iria nunca! Não concordo com o sofrimento que os touros passam.
Catedral de Sevilha
A Catedral de Sevilha é maravilhosa e rica em detalhes. Foi construída no lugar onde antes era ocupado por uma mesquita. A torre se chama "Giralda". Suba todos os degraus dela e veja Sevilha lá do alto. É lindo demais!
Outra coisa que vc tem que conhecer em Sevilha é o bairro judeu, que é um delicioso amontoado de becos, labirintos, pátios e pracinhas.
Tapas
Aproveite aqui para fazer uma pausa e comer Tapas! São os petiscos espanhóis que a gente belisca enquanto bebe alguma coisa. Existe um milhão de tipos de Tapas diferentes! Eles foram inventados na Andaluzia no século 19 para acompanhar o Xerez (bebida tipo rum). O nome "Tapas" vem do costume dos garçons de cobrir os potes de petiscos com um pires ou tapa (tampa) para protegê-los das moscas.
Jamóns (presuntos).
Mas cuidado com a tal da Sangria (deliciosa)! Muito convidativa e aparentemente inofensiva, aquela charmosa jarrinha de vinho, linda, cheia de frutinhas boiando... a gente vai bebendo, bebendo, bebendo... a coisa sobe de repente pra cabeça e não lembramos de mais nada no dia seguinte! Dica importante: beba acompanhado, pra ter alguém que possa te carregar até o hotel no fim da noite! Aloka
Arquitetura
Em geral a arquitetura na Andaluzia é aberta, com prédios baixos, que deixam o sol passar e iluminar. A gente enche o peito de ar e respira fundo! É muito agradável.
Real Alcázar
O Real Alcázar é a residência ocasional da Coroa espanhola. É o palácio real habitado mais antigo da Europa e simplesmente maravilhoso por dentro!!! Estando em Sevilha, tem que visitar!
Arquitetura de estilo Moura.
Estádio do Sevilha
O estádio de futebol do time do Sevilha fica bem no centro da cidade. E nós fomos conhecer!
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.