Maso Corto Alpes Tirol
- A Cidade
- O Teleférico do Monte Grawand
- Aulas de Esqui
- Hospedagem
- Quando ir
- Curiosidades das Estações de Esqui
A Cidade
Na fronteira entre Áustria e Itália fica o vilarejo de Maso Corto, na região de Schnals Senales. Geograficamente, Maso Corto pertence à Itália. Mas fica tão na fronteira com a Áustria, que o idioma falado por lá é o alemão (língua que se fala no território austríaco) e os costumes da região têm mais a ver com a cultura da Áustria do que da Itália propriamente dita.
Para se ter uma noção, no verão os rebanhos de ovelhas da região pastam no lado austríaco, e em setembro, voltam para o lado italiano, quando são recebidos com festa e grande celebração tradicional.
Maso Corto pertence à província de Bolzano (Alto Adige), norte da Itália. Para chegar lá, é só seguir a Strada Provinciale até o final, e chegamos em Maso Corto.
Maso Corto fica à 2.011 metros de altitude, encravada nas montanhas dos Alpes, no sul do Tirol. A vila fica num vale belíssimo cercado por majestosos picos de montanhas, com o pico Grawand como destaque.
Desde a década de 1950, Maso Corto tem sido um local popular para pioneiros do esqui. Nos anos 70, o vilarejo se tornou um destino bastante procurado para a prática de esportes de inverno, equipado com as instalações bastante apropriadas.
A capela na entrada da aldeia, bem como a fazenda Kurzhof existem na vila desde seu surgimento.
O Teleférico do Monte Grawand
Pegando o teleférico Schnalstaler Gletscherbahn, podemos chegar ao topo da montanha Grawand. Lá no alto tem um hotel, um deck de observação e o início da pista de esqui mais profissional. Para descer essa pista, os esquiadores sobem por esse teleférico. Mesmo quem não for descer esquiando, pode usar o teleférico normalmente. Então ele é bastante movimentado. É um vai e vem de gente o dia todo.
O preço para usar o teleférico depende da sua situação. No nosso caso, como estávamos hospedados na estação de esqui, o passe para usar o aparelho já estava incluído no preço do pacote da nossa hospedagem. A gente tinha um crachá, era só apresentar na catraca do teleférico e entrar. Mas para quem estiver ali passando apenas um dia, tem que comprar um ticket de uso. Uma Ida/Volta custa 12 euros por pessoa. Tem ticket por dia, por família, por semana etc. Para quem vai subir de teleférico e descer esquiando o preço é mais barato.
Lá no alto do Monte Grawand fica o Hotel Glacier Grawand. É o hotel mais alto da Europa e o quinto hotel mais alto do mundo. Por causa da altitude, ele fica rodeado de gelo o ano inteiro. É aberto ao público, principalmente o restaurante e o deck de observação.
Esse é o ponto mais alto da região, fica a 3.200 metros de altitude, de onde temos uma vista esplendorosa de todas as montanhas circundantes.
Dali saem as pistas de esqui de nível mais avançado. São 8 Km de descida radical até chegar lá embaixo na vila novamente. Aliás, daqui do pico, podemos escolher descer esquiando tanto para o lado da Itália quanto para o lado da Áustria. O pico Grawand fica exatamente na divisa entre os dois países.
Assista ao vídeo abaixo:
Aulas de Esqui
A estação de esqui de Schnalstal oferece pistas para todos os níveis de desempenho. Há aulas de esqui para crianças e adultos. Tem aulas de snowboard também. A gente aprende rápido. Dois dias de aulas são suficientes para saber o básico. Depois é só praticar para se aprimorar.
Meu filho fez aulas de Snowboard.
Minha filha com o uniforme da escola de esqui.
Entre uma aula e outra, pausa para o lanche. Salsicha lógico!
Assista ao vídeo abaixo:
Hospedagem
No total ficamos em Maso Corto por 6 dias. Fomos passar o Ano Novo. Ficamos hospedados no Hotel Kurzras. Para visitar o site do hotel clique AQUI
Ao redor do hotel é cheio de lojinhas e supermercadinhos pra comprar comida, achei super prático.
Uma das melhores coisas do hotel é a piscina quentinha com vista para a neve lá fora.
Levamos o nosso Pet!
Há pistas de esqui iluminadas à noite, tobogãs, parque de neve e muito lazer envolvendo atrações de inverno para toda a família.
Esse hotel nas montanhas oferece acesso direto às pistas de esqui e teleféricos.
Assista ao vídeo abaixo:
Quando ir
Chegamos em dezembro e ficamos até dia 3 de janeiro. Pegamos temperaturas negativas de até -5 graus, mas a sensação térmica era de 16 graus negativos!
Ter neve de setembro a maio é certeza total por aqui. Por causa da altitude, Maso Corto é uma área de esqui durante o outono e o inverno durante todos os anos.
Olha a altura da neve: Até os joelhos!
Fazendo "Anjo" na neve! Quem nunca...
Nos meses de verão, o turismo na região funciona normalmente. Nos meses quentes, quando não há neve, alpinistas vão a Maso Corto para escalar as desafiadoras montanhas. Os teleféricos também funcionam, levando turistas ao topo do monte Grawand para apreciarem a inesquecível paisagem.
Curiosidades das Estações de Esqui
-
Você não precisa ter esquis ou snowboards. Nas estações de esqui há lugares que alugam os equipamentos.
-
Existem máquinas que fazem nevar artificialmente. Quando a neve que cai à noite não é suficiente para cobrir as pistas de esqui, os canhões de neve fazem o trabalho!
-
Dependendo do lugar, o carro só chega quando se coloca correntes nos pneus, para dar aderência na neve.
-
Tem muitas pistas de esqui que atravessam estradas! E por isso tem placas pelo caminho advertindo os motoristas para ter atenção redobrada com os esquiadores que podem surgir do nada.
-
Quando a montanha é alta e a pista de esqui é longa, no meio da descida há tipo um “pitstop”. Uma parada para descanso, com comida e banheiro, que geralmente fica numa cabana de madeira.
-
Uma grande diversão que a gente curte muito nas estações de esqui são os passeios de trenó. As crianças adoram e os adultos também. Existem as pistas exclusivas para descer de trenó, é uma delícia. Podemos alugar os trenós de madeira mas tem muitos lugares que emprestam de graça mesmo, no caso de hotéis e restaurantes.
Leia também:
Radstadt → Nossa outra experiência em Estação de Esqui
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.