Maso Corto Alpes Tirol

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

A Cidade

Na fronteira entre Áustria e Itália fica o vilarejo de Maso Corto, na região de Schnals Senales. Geograficamente, Maso Corto pertence à Itália. Mas fica tão na fronteira com a Áustria, que o idioma falado por lá é o alemão (língua que se fala no território austríaco) e os costumes da região têm mais a ver com a cultura da Áustria do que da Itália propriamente dita. 

Para se ter uma noção, no verão os rebanhos de ovelhas da região pastam no lado austríaco, e em setembro, voltam para o lado italiano, quando são recebidos com festa e grande celebração tradicional.

Maso Corto pertence à província de Bolzano (Alto Adige), norte da Itália. Para chegar lá, é só seguir a Strada Provinciale até o final, e chegamos em Maso Corto.

Maso Corto fica à 2.011 metros de altitude, encravada nas montanhas dos Alpes, no sul do Tirol. A vila fica num vale belíssimo cercado por majestosos picos de montanhas, com o pico Grawand como destaque.

Desde a década de 1950, Maso Corto tem sido um local popular para pioneiros do esqui. Nos anos 70, o vilarejo se tornou um destino bastante procurado para a prática de esportes de inverno, equipado com as instalações bastante apropriadas. 

A capela na entrada da aldeia, bem como a fazenda Kurzhof existem na vila desde seu surgimento. 

 

O Teleférico do Monte Grawand

Pegando o teleférico Schnalstaler Gletscherbahn, podemos chegar ao topo da montanha Grawand. Lá no alto tem um hotel, um deck de observação e o início da pista de esqui mais profissional. Para descer essa pista, os esquiadores sobem por esse teleférico. Mesmo quem não for descer esquiando, pode usar o teleférico normalmente. Então ele é bastante movimentado. É um vai e vem de gente o dia todo.

O preço para usar o teleférico depende da sua situação. No nosso caso, como estávamos hospedados na estação de esqui, o passe para usar o aparelho já estava incluído no preço do pacote da nossa hospedagem. A gente tinha um crachá, era só apresentar na catraca do teleférico e entrar. Mas para quem estiver ali passando apenas um dia, tem que comprar um ticket de uso. Uma Ida/Volta custa 12 euros por pessoa. Tem ticket por dia, por família, por semana etc. Para quem vai subir de teleférico e descer esquiando o preço é mais barato.

Lá no alto do Monte Grawand fica o Hotel Glacier Grawand. É o hotel mais alto da Europa e o quinto hotel mais alto do mundo. Por causa da altitude, ele fica rodeado de gelo o ano inteiro. É aberto ao público, principalmente o restaurante e o deck de observação.

Esse é o ponto mais alto da região, fica a 3.200 metros de altitude, de onde temos uma vista esplendorosa de todas as montanhas circundantes. 

Dali saem as pistas de esqui de nível mais avançado. São 8 Km de descida radical até chegar lá embaixo na vila novamente. Aliás, daqui do pico, podemos escolher descer esquiando tanto para o lado da Itália quanto para o lado da Áustria. O pico Grawand fica exatamente na divisa entre os dois países.

Assista ao vídeo abaixo:

 

Aulas de Esqui

A estação de esqui de Schnalstal oferece pistas para todos os níveis de desempenho. Há aulas de esqui para crianças e adultos. Tem aulas de snowboard também. A gente aprende rápido. Dois dias de aulas são suficientes para saber o básico. Depois é só praticar para se aprimorar.

  Meu filho fez aulas de Snowboard.

  Minha filha com o uniforme da escola de esqui.

 

  Entre uma aula e outra, pausa para o lanche. Salsicha lógico!

 

Assista ao vídeo abaixo:

 

Hospedagem

No total ficamos em Maso Corto por 6 dias. Fomos passar o Ano Novo. Ficamos hospedados no Hotel KurzrasPara visitar o site do hotel clique AQUI

Ao redor do hotel é cheio de lojinhas e supermercadinhos pra comprar comida, achei super prático. 

Uma das melhores coisas do hotel é a piscina quentinha com vista para a neve lá fora. 

  Levamos o nosso Pet!

Há pistas de esqui iluminadas à noite, tobogãs, parque de neve e muito lazer envolvendo atrações de inverno para toda a família. 

Esse hotel nas montanhas oferece acesso direto às pistas de esqui e teleféricos. 

Assista ao vídeo abaixo:

 

Quando ir

Chegamos em dezembro e ficamos até dia 3 de janeiro. Pegamos temperaturas negativas de até -5 graus, mas a sensação térmica era de 16 graus negativos! 

Ter neve de setembro a maio é certeza total por aqui. Por causa da altitude, Maso Corto é uma área de esqui durante o outono e o inverno durante todos os anos.

  Olha a altura da neve: Até os joelhos!

 

  Fazendo "Anjo" na neve! Quem nunca...

Nos meses de verão, o turismo na região funciona normalmente. Nos meses quentes, quando não há neve, alpinistas vão a Maso Corto para escalar as desafiadoras montanhas. Os teleféricos também funcionam, levando turistas ao topo do monte Grawand para apreciarem a inesquecível paisagem. 

 

Curiosidades das Estações de Esqui

  • Você não precisa ter esquis ou snowboards. Nas estações de esqui há lugares que alugam os equipamentos. 

  • Existem máquinas que fazem nevar artificialmente. Quando a neve que cai à noite não é suficiente para cobrir as pistas de esqui, os canhões de neve fazem o trabalho! 

  • Dependendo do lugar, o carro só chega quando se coloca correntes nos pneus, para dar aderência na neve. 

  • Tem muitas pistas de esqui que atravessam estradas! E por isso tem placas pelo caminho advertindo os motoristas para ter atenção redobrada com os esquiadores que podem surgir do nada. 

  • Quando a montanha é alta e a pista de esqui é longa, no meio da descida há tipo um “pitstop”. Uma parada para descanso, com comida e banheiro, que geralmente fica numa cabana de madeira. 

  • Uma grande diversão que a gente curte muito nas estações de esqui são os passeios de trenó. As crianças adoram e os adultos também. Existem as pistas exclusivas para descer de trenó, é uma delícia. Podemos alugar os trenós de madeira mas tem muitos lugares que emprestam de graça mesmo, no caso de hotéis e restaurantes.

 

Leia também:

Radstadt → Nossa outra experiência em Estação de Esqui

Outras Cidades e Passeios pela Áustria

Outras Cidades e Passeios pela Itália

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.