Palermo Sicília - Itália

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

A Sicília é a maior ilha da Itália e do Mar Mediterrâneo. No mapa, fica na ponta do "bico da bota". 

A grande beleza natural da ilha da Sicília é o Vulcão Etna, um vulcão ainda ativo. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3350 metros de altitude. As erupções são frequentes. A mais recente foi dia 4 de fevereiro de 2021.

Palermo é a capital da ilha da Sicília. Na ocasião em que conhecemos Palermo, estávamos fazendo um Cruzeiro pelo Mediterrâneo e o navio ancorou por lá para uma parada de 1 dia, e nós desembarcamos para conhecer a cidade. 

  Esse é o Portal de Felice. Bati essas fotos do navio, antes dele parar no porto.

Logo que o navio atraca no porto, vários guias locais ficam se oferecendo para mostrar a cidade para os turistas. Nós contratamos um para rodar os principais pontos turísticos conosco. Os guias fazem isso de charrete.

Andando pelas ruas de Palermo dá para perceber que é uma cidade muito antiga e bem típica do sul da Itália, cheia de becos que parecem cortiços. A tonalidade das paredes e edifícios é praticamente a mesma na cidade toda. Por ter um clima ameno no ano inteiro, é muito procurada por turistas, principalmente da Europa mesmo.

 

Catedral de Palermo

A Catedral de Palermo é o símbolo da cidade. Ela é lindíssima! Enquanto conjunto arquitectónico, caracteriza-se pela presença de diferentes estilos, devido a uma longa história de acrescentos, alterações e restaurações, a última das quais ocorrida no século 18. A igreja foi erguida no século 12 na área de uma basílica bizantina anterior. A igreja abriga túmulos reais.

  O estilo que prevalece é o gótico catalão, uma maravilha!

 

Teatro Massimo

O Teatro Massimo Vittorio Emanuele fica no coração de Palermo. É o maior teatro da Itália e o terceiro maior da Europa. O enorme teatro de estilo neoclássico, é conhecido pelos espetáculos de ópera. Foi inaugurado em 1897. As cenas finais do filme "O Poderoso Chefão 3" (1990) foram filmadas no teatro.

 

Piazza Pretoria

Na Praça Pretoria ficam 16 estátuas nuas de ninfas, humanos, sereias e sátiros. Desde o século 18, a fonte era considerada a representação de municípios corruptos, e Palermo apelidou a praça com a nudez das estátuas de Praça da Vergonha (Piazza della vergogna). 

Três dos quatro lados são cercados por edifícios: o Palácio Pretoriano (a prefeitura) construído no século 14 e reformado no século 19; a Igreja de Santa Catarina (do final do século 16) e dois outros palácios municipais.

 

Piazza Quattro Canti

Quattro Canti (4 cantos) oficialmente conhecida como Piazza Vigliena, é uma praça barroca construída por ordem dos vice-reis entre 1608 e 1620 no cruzamento das duas ruas principais de Palermo, a Via Maqueda e o Corso Vittorio Emanuele. 

A praça é octogonal. Quatro lados são ruas, os quatro lados restantes são edifícios barrocos, cujas fachadas quase idênticas contêm fontes com estátuas das quatro estações, dos quatro reis espanhóis da Sicília e das padroeiras de Palermo. Na época em que a praça foi construída, era um dos primeiros grandes exemplos de planejamento urbano na Europa.

  Os 4 cantos da praça nos confudem porque são quase idênticos. Parece a mesma foto, mas não é.

 

Palácio Real e Capela Palatina

  *Fotos Wikipedia.

O Palácio Real, também chamado de Palazzo dei Normanni, é a sede da Assembléia Regional Siciliana. É um palácio do século 9, um dos mais antigos da Europa, destinado à residência real dos Normandos no período em que dominaram a Sicília. No Palácio Real fica a Capela Palatina, que é um dos monumentos mais visitados da Sicília por causa dos belos mosaicos bizantinos.

 

Igreja Martorama

Uma das igrejas mais bonitas da cidade com impressionantes mosaicos e detalhes em ouro no seu interior. É uma igreja ortodoxa em estilo bizantino e barroco.

  *Fotos Wikipedia

 

Praia de Mondello

Mondello é a maior e mais famosa spiaggia (praia) de Palermo. É uma praia de areia! coisa rara na Itália onde a maioria das praias são de pedra. Mondello fica no Golfo do Monte Pellegrino, a 11 Km do centro de Palermo. Nós pegamos um taxi para chegar lá (25 euros o trecho). A praia é bem bonita e tranquila (não tem ondas), porém é pequena e por isso fica muito cheia no verão!

 

Leia também:

Roma

Nápoles

Costa Amalfitana

Ilha de Capri

Outras cidades e passeios pela Itália

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.