Canyon Itaimbezinho - Santa Catarina Brasil

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 

**Esse post faz parte da minha viagem pelos Canyons do Sul do Brasil e pelas Serras de Santa Catarina. Para ver o resumo da viagem completa CLIQUE AQUI

Esse passeio dá pra fazer na metade de um dia. Voamos de balão pela manhã e à tarde visitamos o Itaimbezinho.

Esse cânion fica em Cambará do Sul (RS) no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. O lance do Canyon Itaimbezinho é legal porque como ele fica exatamente na divisa dos estados, a parte de cima pertence ao Rio Grande do Sul e a parte de baixo pertence à Santa Catarina.

Itaimbezinho significa "Pedra Cortante". A gente entendeu o porquê do nome quando fizemos a Trilha do Rio do Boi, que fica na parte de baixo do Canyon Itaimbezinho. Vou falar sobre isso depois.

O Canyon Itaimbezinho fica à cerca de 25 Km do centro de Praia Grande. Parece perto, mas o percurso demora quase 1 hora de carro, porque a estrada é de chão batido e bastante sinuosa, que atravessa a Serra do Faxinal com vista para o Morro dos Carneiros. Gente, nessa hora eu agradeci por estar de Jeep!!! A estrada é bem Off-Road!

  Pelo GPS a gente vê como a estrada é sinuosa.

 

O maior atrativo do Parque Nacional de Aparatos da Serra é o Canyon Itaimbezinho. Com profundidade de até 700m e belos paredões verticais, é um dos maiores das américas. Além disso tem as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica. O Parque de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. 

  Entrada do Parque.

 

A entrada no parque é gratuita! 

  • São 2 as trilhas abertas ao público: A Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Minha dica → Vá primeiro na Trilha do Cotovelo (ela fecha às 15h) e deixe a Trilha do Vértice para o fim. Essa última é bem curtinha e acessível para todas as idades. A Trilha do Cotovelo é mais longa.

  • No Itaimbezinho dá para fazer sem guia. É uma trilha tranquila pra fazer por conta própria. Mesmo quem não quiser fazer trilha, lá tem um centro de visitantes com uma boa estrutura turística.

  • Traga seu lanche e água. Não há lanchonetes ou restaurantes no Parque. O Centro de Visitantes conta com banheiros e bebedouros. 

 

 Trilha do Cotovelo(Horário → 8 às 15h) 

Duração: 3 horas. É uma trilha de 6 Km (ida e volta). Para fazer a Trilha do Cotovelo, use calçados apropriados, boné, protetor solar e traga repelente. É uma trilha plana, considerada leve, mas ela é longa! A gente segue por uma estrada antiga. Vá apreciando as araucárias!

Depois de 3 Km de caminhada, a gente chega no mirante de madeira, na borda do canyon, onde temos uma vista linda de tudo.

A trilha continua margeando a lateral do precipício. É um caminho muito agradável e bonito. No final temos uma ampla vista dos paredões que chegam a 720 metros de altura. Lá tem mesas e bancos de madeira, ótimo para uma pausa para lanche e descanso. 

Depois de chegar no fim da Trilha do Cotovelo, a gente começa a voltar tudo de novo até chegar no centro de visitantes (na entrada do parque) e partir para a Trilha do Vértice.

 

 Trilha do Vértice(Horário → 8 às 17h) 

Duração: 1h. Percurso: 1,2 Km (ida e volta). Do vértice do Canyon Itaimbezinho conseguimos avistar as principais cachoeiras que formam o canyon, Cachoeira do Véu da Noiva e Cachoeira das Andorinhas. A trilha é parcialmente calçada facilitando o acesso para todas as faixas etárias.

Dicas gerais do parque:

  • Não é possível prever quando se dará a formação de neblina. Em dias quentes a probabilidade de conseguir ver os canyons é maior de manhã cedo, quando as temperaturas estão mais amenas. 

  • Nos meses de primavera e verão as Andorinhas e Andorinhões - aves migratórias - vem aos Aparados da Serra para escapar do inverno no Hemisfério Norte e proporcionam um espetáculo à parte junto às Cachoeiras do Canyon Itaimbezinho. 

 

Outros Passeios e Trilhas Imperdíveis da Região

Trilha do Rio do Boi

A Trilha do Rio do Boi percorre o Canyon Itaimbezinho por baixo. Lá em cima pertence ao Rio Grande do Sul e a trilha aqui embaixo pertence à Santa Catarina.

Essa trilha é a mais famosa da região. Ela atrai vários turistas para Praia Grande. Um lugar de uma beleza fantástica, com muitas piscinas naturais, cachoeiras e belas vistas dos paredões de rocha, um dos maiores e mais abruptos canyons do Brasil. 

Para ler tudo sobre a Trilha do Rio do Boi CLIQUE AQUI

 

 

Canyon Fortaleza

O Canyon Fortaleza pertence ao Rio Grande do Sul. Fica na divisa com Santa Catarina, no Parque Nacional da Serra Geral. 

O Fortaleza é um dos principais Canyons da região, com quase 10 Km de extensão e 1,5 Km de profundidade. Os penhascos são gigantes. A paisagem é incrível.

Para ler tudo sobre o Canyon Fortaleza e suas trilhas CLIQUE AQUI

 

 

Voo de Balão

Não é a toa que a cidade de Praia Grande é considerada a "Capadócia Brasileira". A cidade é comparada à região da Turquia onde o céu fica cheio de balões no nascer do dia.

Os voos só acontecem bem cedo pela manhã, durante o nascer do sol. Isso é porque o vento nessa hora é o mais favorável para um voo com segurança, ou seja, vento bem fraco. E nesse horário as chances do céu estar limpo sem nuvens é maior.

Para ver tudo sobre os Voos de Balão nos Canyons do Sul do Brasil CLIQUE AQUI

 

Leia também:

Serras Catarinenses: Urubici, Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro, Morro do Campestre, Pedra Furada, Mirante do Piso de Vidro e Cachoeira Véu da Noiva

Melhores Lugares em Santa Catarina

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.