Canyon Fortaleza - Sul do Brasil

Preço: 94 reais por pessoa e Estacionamento: 11 reais.

**Esse post faz parte da minha viagem pelos Canyons do Sul do Brasil e pelas Serras de Santa Catarina. Para ver o resumo da viagem completa CLIQUE AQUI

 

O Canyon Fortaleza pertence ao Rio Grande do Sul. Fica na divisa com Santa Catarina, no Parque Nacional da Serra Geral. 

O Fortaleza é um dos principais Canyons da região, com quase 10 Km de extensão e 1,5 Km de profundidade. Os penhascos são gigantes. A paisagem é incrível.

O parque fica à 54 Km de Praia Grande, no município de Cambará do Sul. Saindo de Praia Grande a gente demora quase 2 horas para chegar lá, por causa das condições da estrada que não são boas. Tem que dirigir bem devagar. 

Dicas sobre esse passeio:

  • Reserve pelo menos meio dia para visitar esse cânion.

  • O Canyon Fortaleza fica na mesma estrada que leva ao Itaimbezinho. Então muita gente visita os dois cânions no mesmo dia. Um de manhã e outro à tarde. Mas eu acho muito puxado. Eu reservei um dia inteiro para fazer só o Fortaleza com mais calma. Mas isso depende de quantos dias você vai ficar na região.

  • Para esse passeio, eu recomendo um guia local. Nós contratamos o Daniel (@azul_azul_daniel) que foi com a gente no nosso carro. Nesse dia, visitamos só o Canyon Fortaleza. O passeio durou das 9 às 17h. Fizemos com calma e na volta paramos para almoçar em Cambará do Sul.

  • Já falei no Itaimbezinho, mas não custa repetir: essa estrada é bem Off-Road! A coisa é punk mesmo! Estrada de chão batido, com pedras enormes e muitos buracos. Nós fomos de Jeep, mesmo assim o carro sofreu bastante. Não recomendo carro baixo nessa estrada.

  • Comece o passeio cedo e leve água e lanches. 

  • Lá não tem banheiros. Se precisar fazer xixi, só no matinho mesmo, rs.

Há 2 trilhas no Canyon Fortaleza para se fazer. Cada uma leva cerca de 2 horas para percorrer (ida e volta):

  • Trilha do Mirante onde temos uma vista panorâmica e podemos ver toda a extensão do cânion com quase 2 Km de largura. 

  • Trilha da Pedra do Segredo onde visualizamos o começo do canyon e a Cachoeira do Tigre Preto, com quase 300 metros de altura.

 

 Trilha do Mirante 

Logo que a gente chega, estacionamos o carro e começamos a caminhada. Já de longe, avistamos o topo do canyon, onde chegaremos no fim da trilha.

A trilha não é muito fácil não, mas também não é pesada. Eu diria nível médio. Tem umas subidinhas inclinadas, mas nada pesado demais.

  Esse é o Daniel, nosso guia.

 

No caminho, antes de chegar no topo, vamos encontrando vários mirantes lindos. A gente vai parando para fotografar enquanto descansa e contempla todo o visual.

Chegando no topo do canyon, tem um platô de pedras bem amplo. O vento é forte. A paisagem nos envolve, nos engole. A gente se sente pequeno perante tanta grandeza. É uma natureza exuberante. 

O precipício fica bem ali, perante nossos pés. É até perigoso! A gente se senta nas pontas dos rochedos para admirar em silêncio toda aquela beleza. Depois de todo o caminho percorrido para chegar aqui, é muito gratificante aquela vista.

 

 Trilha da Pedra do Segredo

Depois de passar um tempo admirando a beleza no Mirante do Fortaleza, a gente volta até o estacionamento e pega o carro para ir até a Pedra do Segredo. A entrada dessa trilha fica na mesma estrada, à uns 3 quilômetros dali. O esquema é o mesmo, estacione na beira da estrada e entre na trilha.

A importância da presença de um guia nessa trilha foi fundamental. Sem ele eu acho que não conseguiria chegar até a Pedra do Segredo. Apesar de que, eu vi muita gente fazendo sozinha sem guia. Mas na verdade eles estavam "seguindo o fluxo" dos grupos que estavam com guias. Então, eles estavam com guia indiretamente né!

Por exemplo, a gente teve que atravessar essa cachoeira a pé pela água! Eu jamais faria isso se eu estivesse sozinha. Achei muito arriscado. Mas o guia disse o caminho era esse mesmo, então fomos.

Valeu super a pena! Do outro lado a vista é linda. A gente fica em uma pedra pequena e estreita (dá até medo) mas é um ponto de observação incrível. Dali dá para ver como a natureza é perfeita, nossa!

Desse ponto até a Pedra do Segredo, a trilha continua. A gente pega um trecho de mata fechada (com bastante inclinação!) e depois alcança um platô mais aberto com vegetação rasteira. Daqui a vista da cachoeira é de outro ângulo. Uma vista linda também.

Seguindo por esse caminho até o fim, a gente chega então na Pedra do Segredo. É uma formação rochosa pequena, mas enigmática realmente. Ela tem um formato e uma posição bastante interessante. Impossível da gente não questionar "como aquilo foi parar ali?"

 

Outros Passeios e Trilhas Imperdíveis da Região

Canyon Itaimbezinho

Esse passeio dá pra fazer na metade de um dia. Voamos de balão pela manhã e à tarde visitamos o Itaimbezinho.

Esse cânion fica em Cambará do Sul (RS) no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. O lance do Canyon Itaimbezinho é legal porque como ele fica exatamente na divisa dos estados, a parte de cima pertence ao Rio Grande do Sul e a parte de baixo pertence à Santa Catarina.

Para ler tudo sobre o Canyon Itaimbezinho e suas trilhas CLIQUE AQUI

 

 

Trilha do Rio do Boi

A Trilha do Rio do Boi percorre o Canyon Itaimbezinho por baixo. Lá em cima pertence ao Rio Grande do Sul e a trilha aqui embaixo pertence à Santa Catarina.

Essa trilha é a mais famosa da região. Ela atrai vários turistas para Praia Grande. Um lugar de uma beleza fantástica, com muitas piscinas naturais, cachoeiras e belas vistas dos paredões de rocha, um dos maiores e mais abruptos canyons do Brasil. 

Para ler tudo sobre a Trilha do Rio do Boi CLIQUE AQUI

 

 

Voo de Balão

Não é a toa que a cidade de Praia Grande é considerada a "Capadócia Brasileira". A cidade é comparada à região da Turquia onde o céu fica cheio de balões no nascer do dia.

Os voos só acontecem bem cedo pela manhã, durante o nascer do sol. Isso é porque o vento nessa hora é o mais favorável para um voo com segurança, ou seja, vento bem fraco. E nesse horário as chances do céu estar limpo sem nuvens é maior.

Para ver tudo sobre os Voos de Balão nos Canyons do Sul do Brasil CLIQUE AQUI

 

Leia também:

Serras Catarinenses: Urubici, Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro, Morro do Campestre, Pedra Furada, Mirante do Piso de Vidro e Cachoeira Véu da Noiva

Meus Lugares em Santa Catarina

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.