Cristo Redentor - Rio de Janeiro
O Cristo Redentor é o símbolo do Rio de Janeiro e símbolo do Brasil no exterior.
É uma estátua Art Déco localizada no topo do Morro do Corcovado a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com os braços abertos sobre a cidade do Rio de Janeiro.
O nome "Corcovado" foi atribuído ao morro devido à sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda. Antes de ser conhecido como Corcovado, em 1502, Américo Vespúcio o havia nomeado de "Pináculo (Pico) da Tentação", em referência a uma passagem bíblica.
Vista aérea do Morro do Corcovado quando eu voei de helicóptero.
O Cristo se destaca na paisagem do Rio e é possível vê-lo de qualquer canto da cidade.
Idealização: A estátua do Cristo foi idealizada em meados do século 19, quando o padre francês Pierre Marie Boss exercia suas atividades em uma igreja com vista para o Morro do Corcovado. A ideia de erguer um monumento religioso foi resgatada em 1888 pela princesa Isabel, mas a proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, em 1889, interromperam os planos.
O projeto só saiu do papel em 1921, com os preparativos para a comemoração do Centenário da Independência. Houve um concurso e o projeto vencedor foi do engenheiro local Heitor da Silva Costa.
Construção: O monumento foi construído entre 1922 e 1931 através de uma colaboração entre os brasileiros Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, dos franceses Paul Landowski e Albert Caquot e o romeno Gheorghe Leonida.
Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald projetaram a estátua. Albert Caquot decidiu construí-la em concreto armado. Com a ideia do projeto pronta, Heitor foi à França contratar um escultor de grandes monumentos, o artista Paul Landowski, para executar a maquete do monumento. Paul Landowski, em seu ateliê em Paris, trabalhou junto com o romeno Gheorghe Leonida para confeccionar partes da estátua. Gheorghe Leonida era retratista e contribuiu com o rosto do Cristo, fato que o tornou famoso.
Paul Landowski esculpiu a cabeça e as mãos do Cristo em argila em tamanho natural. Os moldes de gesso foram então recortados, enviados de navio para o Brasil e finalmente concretados e remontados no local da construção. As peças para a montagem do Cristo foram levadas para o topo através do Trenzinho do Corcovado, que já existia na época.
Iniciada em 1926, a construção da estátua durou cerca de 5 anos e engajou a população para a arrecadação de fundos. Os recursos financeiros foram conseguidos através de uma campanha de arrecadação de âmbito nacional. Vieram doações de fiéis de paróquias de todo o Brasil. A construção custou o equivalente a 250 mil dólares (ou 3,3 milhões de dólares em valores de 2014).
Inauguração: A estátua foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil. (**Em 2025 o Cristo completou 94 anos).
Administração: O monumento do Cristo Redentor é um santuário católico administrado desde a década de 1930 pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que também é a responsável pela capela localizada no seu pedestal, onde ocorrem missas, casamentos e batizados. A Arquidiocese também é responsável pela manutenção da estátua.
Já o acesso ao Cristo e a administração do platô onde ele se encontra, é de responsabilidade do Parque Nacional da Tijuca, uma Unidade de Conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que realiza a cobrança de ingresso. Apesar de a manutenção do monumento demandar recursos consideráveis da Arquidiocese do Rio, o valor referente à bilheteria vai integralmente para o órgão federal.
Dados sobre a estátua do Cristo:
O Cristo fica no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar.
A vista lá do alto é linda! A gente fica de frente para a Baía de Guanabara.
O Cristo tem 38 metros de altura (equivalente a um prédio de 13 andares). São 30 metros de estátua e 8 metros de pedestal.
O pedestal é todo de granito e é a base de sustentação para toda a estrutura. O diâmetro da base pode ser equivalente a 25 pessoas de braços abertos contornando a estrutura.
A estátua é oca por dentro e abriga a Capela de Nossa Senhora Aparecida, que fica no seu pedestal.
A envergadura dos braços do Cristo mede 28 metros.
A estátua pesa 1.145 toneladas.
O Cristo foi construído em concreto armado e revestimento com mosáicos (pequenas pastilhas) de pedra-sabão vindas de Minas Gerais.
Como já foi dito acima, a cabeça e as mãos do Cristo foram moldadas na França e enviadas ao Brasil como peças de um quebra-cabeça, com as partes numeradas, para serem montadas quando chegassem no Rio. As peças subiram pelo Trenzinho do Corcovado, que já existia na época.
O coração do Cristo é um projeto interno com 1,30 m de altura, feito de pedra-sabão e contém uma garrafa de vidro com um pergaminho contendo os nomes das famílias dos operários e colaboradores financeiros que atuaram na construção da estátua.
Em 2003, um conjunto de escadas rolantes, passarelas e elevadores foram instalados para facilitar o acesso à plataforma em torno da estátua.
Iluminação: O Cristo recebe iluminação colorida em datas comemorativas ou eventos especiais.
Ventos e Raios: O monumento foi projetado para resistir a ventos de até 250 km/h, o que o torna capaz de suportar a força de ventos de um furacão de categoria 5. A estátua fica exposta a fortes ventos e a erosão, por isso os trabalhos de manutenção e restauração são realizados frequentemente.
Em 2008 e 2014, a estátua foi atingida por raios durante forte tempestade, sofrendo danos nos dedos, cabeça e sobrancelhas. Um esforço de restauração foi posto em prática para substituir algumas das camadas de pedra-sabão e reparar os para-raios instalados na estátua.
Está sempre cheio! O Cristo Redentor recebe aproximadamente 2,5 milhões de visitantes por ano em média. No primeiro dia de 2025, foi registrado um recorde histórico de 20 mil visitantes em um único dia. Então se prepare, porque o Cristo está sempre cheio de gente! A não ser que você vá de madrugada, assim que o cristo abre.
Rankings: O Cristo Redentor é a maior estátua do mundo no estilo Art Déco. Principais características desse estilo: fusão de luxo e modernidade, com a predominância das formas geométricas, além de linhas retas e padrões simétricos, combinando a estética elegante com a funcionalidade.
O Cristo do Rio de Janeiro é a 4ª maior escultura de Cristo no mundo. A maior fica em Swiebodzi na Polônia. A segunda fica em Cristo de la Concordia na Bolívia. A terceira é o Cristo Protetor (na cidade de Encantado, Rio Grande do Sul). Essa é maior que o Cristo do Corcovado e maior do Brasil. É importante notar que novas estátuas estão constantemente em construção, como a de 77 metros na Armênia, o que pode alterar o ranking no futuro.
Em 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. As 7 Maravilhas são: Grande Muralha da China, Petra (Jordânia), Machu Picchu (Peru), Pirâmide Chichén Itzá (México), Coliseu (Itália), Taj Mahal (Índia) e Cristo Redentor (Brasil). **Os monumentos não têm uma ordem de classificação.
Em 2012 a UNESCO incluiu o Cristo Redentor na lista de Patrimônios da Humanidade.
Direitos autorais e de Imagem: Os direitos autorais e de imagem do Cristo Redentor pertencem à Arquidiocese do Rio de Janeiro. Embora a área do Alto Corcovado, onde a estátua está localizada, pertença à União (Governo Federal), a Justiça reconheceu que os direitos de propriedade intelectual da obra são da Arquidiocese, que foi a responsável pela idealização do projeto na década de 1920.
Pode subir nos braços do Cristo Redentor?
O acesso aos braços do Cristo Redentor não é permitido ao público em geral. Trata-se de uma área restrita, e a subida requer uma autorização especial e formal da administração do santuário. Para ter acesso a essa área, é necessária uma permissão do Guardião do Santuário e do Bispo responsável pelo monumento, que é administrado pela Igreja Católica. Obter essa autorização não é fácil e geralmente é concedida apenas em casos específicos, como para profissionais envolvidos em manutenção, reparos ou inspeções técnicas, Equipes de filmagem ou produção de conteúdo autorizadas, muitas vezes para projetos especiais ou eventos exclusivos, ou pessoas com contatos internos na Igreja ou na administração do local, que conseguem uma autorização em caráter excepcional e único.
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.